Udesc recebe área de 35 mil m² e inaugura novas instalações no Oeste catarinense
A prefeitura de Pinhalzinho, no Oeste catarinense, formalizou, na segunda-feira, 24, a doação do terreno de 35 mil m² na BR–282, avaliado em R$ 2 milhões, para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
No local, já existe um prédio que foi construído pela prefeitura e está passando por reformas no telhado. “A doação do terreno permitirá que a instituição construa futuramente um novo prédio para abrigar o curso de Engenharia de Alimentos”, informou o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, ao receber o lote do prefeito Fabiano da Luz.
Após a cessão do terreno, Sousa, acompanhado do pró-reitor de Ensino, Luciano Hack, participou da inauguração das novas instalações do curso de Enfermagem, em Chapecó. O prédio alugado, que foi adaptado para receber 300 estudantes, tem dez salas de aula, espaços para pesquisa, extensão, pós-graduação, serviços administrativos, biblioteca e laboratórios.
“Agradecemos a Reitoria e todos os envolvidos, pois sabemos que a melhoria na estrutura física é importantíssima para a formação dos acadêmicos”, enfatizou a diretora geral da Udesc Oeste, Renata Rodrigues.
Faixa de Fronteira
Na visita ao Oeste, Sousa e Hack participaram, na terça-feira, 25, em São Miguel do Oeste, da reunião do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina, que debateu ações de segurança pública e turismo na faixa de fronteira. O encontrou reuniu os secretários de Estado do Planejamento, Murilo Flores, e da Segurança Pública, César Grubba, secretários regionais, prefeitos, representantes da sociedade civil organizada e do setor privado.
A Udesc é membro nato do núcleo, que envolve 82 municípios e colaborou com a formulação do Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço do Estado de SC.
“A Udesc já está presente no Oeste há dez anos e é a única universidade pública que já formou profissionais na região”, disse o reitor.
Sousa lembrou que “esse momento é importante, já que estamos buscando, dentro da instituição, uma solução para a Udesc em Palmitos, que esperamos que beneficie, não só a cidade, mas toda a região”, concluiu.
Uma das ações em Palmitos será a provável oferta dos cursos de Pedagogia e de Administração Pública a Distância, sendo o último aprovado na semana passada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). “Em março vamos apresentar uma solução para o caso de Palmitos”, finalizou o reitor.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Thiago Augusto
E-mail: thiago.augusto@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143