Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc recebe alunos de...

Udesc recebe alunos de Gana, Haiti, Honduras e Paraguai para estudos a partir deste semestre

Neste semestre, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu seis estudantes de países da América Latina, do Caribe e da África por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que é promovido pelo governo federal e oferece vagas a estrangeiros de nações menos desenvolvidas.

A responsável pelo apoio aos estudantes estrangeiros do PEC-G na Udesc, Lorieti Luz, explica que os acadêmicos são selecionados nos países de origem e não prestam vestibular. “Ao concluírem o curso, retornam ao seu país de origem para trabalhar”, afirma a técnica.

De acordo com Lorieti, existe um grande interesse por cursos como os de Administração Empresarial e Engenharia. Para cobrir as despesas no Brasil, muitos estudantes beneficiados pelo PEC-G recebem bolsas de estudos dos seus países de origem.

O governo brasileiro também dispõe de programas de apoio para os alunos, com base no mérito e na situação socioeconômica, e dará parcelas mensais de R$ 622 neste semestre para auxiliar os seis acadêmicos que estudarão na Udesc.

A universidade estadual recebeu os seguintes alunos para cursos localizados em Balneário Camboriú, Florianópolis, Joinville, Laguna e São Bento do Sul:

  1. Ana Patrícia Dubon Hernandez, de Honduras (Fisioterapia);

  2. Claudio José Osorio Doblado, de Honduras (Engenharia Mecânica);

  3. Emmanuel Samuel Fiifi Baidoo, de Gana (Engenharia de Petróleo);

  4. Ernesto Enrique Ponce Ardón, de Honduras (Arquitetura e Urbanismo);

  5. Ernesto Joaquín dos Santos Olmedo, do Paraguai (Engenharia de Produção Mecânica);

  6. Wednes Marcellus, do Haiti (Administração Empresarial).

Experiências positivas

Os primeiros estrangeiros do programa do governo federal chegaram à Udesc em 2003 e, desde então, as aulas da universidade já foram frequentadas por estudantes de países como Angola, Cabo Verde, Camarões, Colômbia, Equador, Guiné-Bissau, Moçambique e México.

Recém-formada em Arquitetura e Urbanismo no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), mantido pela Udesc em Laguna, a cabo-verdiana Jessica Soares Silva decidiu cursar sua graduação no Brasil por influência da irmã, que já estudava no País.

“Conheci o PEC-G através do Ministério da Educação de Cabo Verde, que disponibiliza informações sobre oportunidades de estudo em países estrangeiros”, conta.

Vinda da cidade de Mindelo, Jessica encontrou no Brasil aspectos culturais e sociais bastante parecidos ao seu país de origem. Ela destaca o acolhimento e a hospitalidade dos catarinenses, que “nos fazem sentir como se realmente estivéssemos em casa”.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support