Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc realiza Seminário Parques...

Udesc realiza Seminário Parques Científicos em Biotecnologia

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), de Lages, realizará em 11 de julho o Seminário “Parques Científicos em Biotecnologia”, no anfiteatro Caverna, localizado prédio do curso de Agronomia da Udesc Lages, no bairro Conta Dinheiro.

O seminário voltado a pesquisadores, estudantes de pós-graduação e empresários da área de biotecnologia, é aberto e gratuito e além da Udesc está sendo organizado em parceria com o Instituto Órion, que desenvolve em Lages a instalação de um parque tecnológico, e conta com a participação da Universidade de Barcelona. Além disso, a Udesc conta com o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Fundação Carlos Joffre (FCJ), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Fundação Instituto de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fiepe) do CAV.

“O seminário vai abrir o debate da possível instalação de um parque científico em Biotecnologia, na Udesc Lages, onde já possuímos uma estrutura de laboratórios, profissionais doutores e pesquisadores, além de desenvolvermos diversas pesquisas na área”, explica o diretor de Pesquisa da Udesc Lages, Cristiano Steffens, que enfatiza que é apenas um início de conversas e possíveis parcerias. “Temos muito para discutir e verificar, como a viabilidade e todo o aspecto legal”, completa.

Steffens também explicou que Lages já está desenvolvendo um parque tecnológico, através do Instituto Órion, formado por profissionais de diversas áreas e com o intuito do desenvolvimento tecnológico e inovação na região, porém na área da Biotecnologia é um ponto a se discutir, já que a universidade possui todo o potencial para desenvolvê-lo.

Ainda de acordo com o diretor de Pesquisa o seminário pretende debater o tema e tratar desde o que é um parque científico, as gerações de parques existentes, o funcionamento, a questão da captação de recursos do governo e da iniciativa privada, bem como ganhos com o desenvolvimento de produtos e processos. “Um dos pontos principais do seminário será a participação do pesquisador da Universidade de Barcelona, Fernando Albericio, renomado pesquisador na área de peptídeos e química combinatória, com mais de 500 artigos publicados e 35 patentes registradas, diretor geral do Parque Científico de Barcelona, por muitos anos”, enfatiza o diretor.

Além do pesquisador da Universidade de Barcelona, o evento contará com a palestra “Gerações de Parques Científicos e Core Facilities como ferramentas de apoio à pesquisa”, com o Luciano Trevisan, do Parque Científico de Barcelona. “Os palestrantes que virão da Espanha trarão a experiência espanhola para nós, no sentido de mostrar o que é necessário para implantar e desenvolver um Parque Científico em Biotecnologia e quais os possíveis ganhos para universidade e para a sociedade, além da possibilidade de realizarmos uma parceria científica entre a Udesc e a Universidade de Barcelona”, finaliza Steffens.

Inscrição e programação

O evento não tem taxa de inscrição e os interessados em participar deverão fazer a inscrição no dia do seminário, a partir das 8h até às 8h30.

Na programação a abertura está marcada para às 8h30 e acontecerão cinco palestras durante todo o dia. “A Fapesc como agência de fomento ao desenvolvimento de SC” será de abertura do encontro, com o professor da Udesc e diretor de Pesquisa Científica, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Sebastião Iberes Lopes Melo. O encerramento está marcado para às 18h.

 

Informações adicionais:
Heloíse Guesser
Universidade do Estado de Santa Catarina
E-mail: heloise.guesser@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8142

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support