Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc realiza Seminário Parques...

Udesc realiza Seminário Parques Científicos em Biotecnologia

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), de Lages, realizará em 11 de julho o Seminário “Parques Científicos em Biotecnologia”, no anfiteatro Caverna, localizado prédio do curso de Agronomia da Udesc Lages, no bairro Conta Dinheiro.

O seminário voltado a pesquisadores, estudantes de pós-graduação e empresários da área de biotecnologia, é aberto e gratuito e além da Udesc está sendo organizado em parceria com o Instituto Órion, que desenvolve em Lages a instalação de um parque tecnológico, e conta com a participação da Universidade de Barcelona. Além disso, a Udesc conta com o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Fundação Carlos Joffre (FCJ), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Fundação Instituto de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fiepe) do CAV.

“O seminário vai abrir o debate da possível instalação de um parque científico em Biotecnologia, na Udesc Lages, onde já possuímos uma estrutura de laboratórios, profissionais doutores e pesquisadores, além de desenvolvermos diversas pesquisas na área”, explica o diretor de Pesquisa da Udesc Lages, Cristiano Steffens, que enfatiza que é apenas um início de conversas e possíveis parcerias. “Temos muito para discutir e verificar, como a viabilidade e todo o aspecto legal”, completa.

Steffens também explicou que Lages já está desenvolvendo um parque tecnológico, através do Instituto Órion, formado por profissionais de diversas áreas e com o intuito do desenvolvimento tecnológico e inovação na região, porém na área da Biotecnologia é um ponto a se discutir, já que a universidade possui todo o potencial para desenvolvê-lo.

Ainda de acordo com o diretor de Pesquisa o seminário pretende debater o tema e tratar desde o que é um parque científico, as gerações de parques existentes, o funcionamento, a questão da captação de recursos do governo e da iniciativa privada, bem como ganhos com o desenvolvimento de produtos e processos. “Um dos pontos principais do seminário será a participação do pesquisador da Universidade de Barcelona, Fernando Albericio, renomado pesquisador na área de peptídeos e química combinatória, com mais de 500 artigos publicados e 35 patentes registradas, diretor geral do Parque Científico de Barcelona, por muitos anos”, enfatiza o diretor.

Além do pesquisador da Universidade de Barcelona, o evento contará com a palestra “Gerações de Parques Científicos e Core Facilities como ferramentas de apoio à pesquisa”, com o Luciano Trevisan, do Parque Científico de Barcelona. “Os palestrantes que virão da Espanha trarão a experiência espanhola para nós, no sentido de mostrar o que é necessário para implantar e desenvolver um Parque Científico em Biotecnologia e quais os possíveis ganhos para universidade e para a sociedade, além da possibilidade de realizarmos uma parceria científica entre a Udesc e a Universidade de Barcelona”, finaliza Steffens.

Inscrição e programação

O evento não tem taxa de inscrição e os interessados em participar deverão fazer a inscrição no dia do seminário, a partir das 8h até às 8h30.

Na programação a abertura está marcada para às 8h30 e acontecerão cinco palestras durante todo o dia. “A Fapesc como agência de fomento ao desenvolvimento de SC” será de abertura do encontro, com o professor da Udesc e diretor de Pesquisa Científica, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Sebastião Iberes Lopes Melo. O encerramento está marcado para às 18h.

 

Informações adicionais:
Heloíse Guesser
Universidade do Estado de Santa Catarina
E-mail: heloise.guesser@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8142