Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc realiza primeiro pregão...

Udesc realiza primeiro pregão com sistema de registro de preços

Nesta quarta-feira, 28, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fez o primeiro pregão por meio do sistema de registro de preços, em edital para a aquisição de projetores multimídia e lâmpadas para a Reitoria e todos os centros, com valor inicial estimado em torno de R$ 916 mil e participação de cinco empresas.

O novo sistema gera uma ata que registra as empresas vencedoras pelo menor preço. “Após a fase de recursos e a homologação do processo licitatório, as empresas serão chamadas para assinar a ata e poderão, durante a vigência, de um ano, fornecer os itens registrados conforme a necessidade da universidade”, diz o coordenador de Licitações e Compras da Udesc, Alexander Ricardo Martins.

Previsto no Plano de Gestão 2012-2016, o registro de preços permite que a instituição empenhe os valores apenas na hora da compra, o que possibilita o parcelamento de gastos e entregas e a redução de despesas com estoques.

Esse tipo de empenho evita a necessidade de bloquear o orçamento e de aguardar a transferência de recursos externos para poder realizar as licitações (pré-empenho).

No outro tipo de sistema adotado pela universidade, o de contratação, o consumo total é obrigatório e o prazo de aquisição sempre vence em 31 de dezembro do ano da licitação, independentemente do mês em que ela ocorre, exceto para os serviços continuados.

Próximas licitações
Segundo o coordenador de Licitações e Compras, a Udesc pretende lançar outros editais de pregões via registro de preços até o fim do ano. “Em breve, lançaremos um para aquisição de livros”, afirma.

Martins ressalva que nem todas as contratações de serviços e aquisições podem ser feitas por meio do registro.

Uma dessas exceções são os serviços de engenharia, que permanecerão sendo licitados pelo sistema de contratação.

Leia mais:
8/8/2013 – Udesc publica primeiro edital de pregão para registro de preços

24/5/2013 – Udesc realizará curso de sistema de registro de preços

24/4/2013 – Udesc começa a adotar sistema de registro de preços para pregões

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support