ACN – Agência Catarinense de Notícias

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc realiza Fronteiras do...

Udesc realiza Fronteiras do Pensamento na próxima semana em Florianópolis

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), realizará de segunda, 7, a quarta-feira, 9 , o ciclo de altos estudos Fronteiras do Pensamento Santa Catarina, no Auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.

A terceira edição do projeto, com palestras do economista e ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa, o físico Marcelo Gleiser e o psicanalista Contardo Calligaris, abordará as temáticas de mobilidade urbana, origens do universo e dos seres, além do comportamento humano na visão da psicanálise.

O tempo total de palestra é de uma hora e meia com espaço aberto ao público para participar com perguntas aos conferencistas. É possível optar por ingressos unitários ou passaporte para os três dias de conferência.

O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. O evento reúne intelectuais renomados, nacionais e internacionais, que possuem abordagens singulares em suas áreas de conhecimento, provocando reflexão sobre tendências e ideias da atualidade.

“A realização do evento foi possível com a captação de recursos externos, que é uma das metas da atual gestão. Os recursos foram repassados pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte”, diz o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes.

Palestrantes

7 de outubro – Enrique Peñalosa

Quem abre o ciclo de palestras é o colombiano Enrique Peñalosa, com o tema “uma cidade mais sustentável”. Como prefeito de Bogotá, entre 1998 e 2001, Peñalosa implantou um sistema de transporte coletivo que hoje é considerado modelo. O ex-prefeito resolveu o problema do trânsito da cidade sem alargar avenidas, mas construindo 350 km de ciclovias e calçadas largas e com a proibição de que os carros estacionassem nas ruas.

8 de outubro – Contardo Calligaris

O psicanalista freudiano Contardo Calligaris é uma das caras marcadas quando o assunto são as complicações psíquicas do povo brasileiro. O psicanalista e escritor se tornou conhecido pela coluna que escreve desde 1999 no caderno Ilustrada, do jornal Folha de S. Paulo, em que analisa temas do cotidiano do Brasil. Nela, escreve sobre política, economia, cultura e comportamento, e sobre relacionamentos amorosos. Seus livros de destaque são “Cartas a um jovem terapeuta”, “Conto do Amor” e “A mulher de vermelho e branco”.

9 de outubro – Marcelo Gleiser

Marcelo Gleiser vem a Florianópolis com o Fronteiras do Pensamento para ministrar palestra sobre “A origem do Universo”. Talvez o personagem científico mais conhecido do Brasil, Gleiser ganhou projeção por sua coluna na Folha de São Paulo, participação no Fantástico e em diversos programas de televisão ao redor do mundo.

Serviço:

O QUÊ: Fronteiras do Pensamento.
QUANDO: 7,8 e 9 de outubro, às 20h.
ONDE: Auditório da Fiesc (Rod. Admar Gonzaga, 2765 – Itacorubi -Florianópolis – SC).
QUANTO: Ingressos podem ser adquiridos na Blueticket. Estudantes, professores e portadores de necessidades especiais têm direito à meia-entrada.

Outras informações no (48) 4062-0065 ou no site do Fronteiras do Pensamento.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Thiago Augusto
E-mail: thiago.augusto@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support