Udesc quer criar primeiro consultório digital universitário de enfermagem do Brasil
Uma iniciativa do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Chapecó, pretende criar o primeiro consultório digital universitário de enfermagem do Brasil.
Coordenado pela professora Jouhanna Menegaz, o projeto mobiliza estudantes e professores do curso de Enfermagem. A ação faz parte do Programa de Fomento ao Empreendedorismo e Educação Empreendedora em Enfermagem e Saúde, que foi criado pela Udesc Oeste em 2021 e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
O projeto foi tema do 1º Seminário do Consultório Digital, realizado de forma híbrida em março. Além de apresentar a iniciativa, o seminário buscou principalmente informar a população sobre a importância da saúde digital.
A programação incluiu conferências e rodas de conversas com convidados experts na prática de telenfermagem e telessaúde. Foram abordados assuntos como os cuidados necessários para realizar atendimento de enfermagem no ambiente digital, a Lei de Proteção de Dados para o setor da Saúde e o uso de plataformas online para fazer o atendimento aos pacientes. As atividades online tiveram mais de 300 inscritos.
Empreender e inovar
Voltado a estudantes de graduação, pós-graduação, enfermeiros e professores da área, o Programa de Fomento ao Empreendedorismo e Educação Empreendedora em Enfermagem e Saúde atua por meio do ensino, do desenvolvimento de competências, reconhecimento e suporte para empreender e inovar.
A implantação do consultório digital de enfermagem da Udesc Oeste é uma das ações previstas. A proposta é que funcione como um espaço de ensino, inovação e geração de novos produtos e serviços para a sociedade.
Segundo a professora Jouhanna, o objetivo do projeto é implementar o ensino da gerência do cuidado em telenfermagem por meio de consultório digital.
Resultados previstos
Entre os resultados esperados, estão a criação do modelo e do plano de negócio do consultório digital; a criação de instrumentos e fluxos de assistência, ensino e gestão; e a capacitação de equipes de professores e estudantes nos instrumentos e fluxos definidos.
A intenção é que o consultório preste atendimento à população referenciada pela rede de saúde na região de Chapecó, com planos de futuramente ampliar a atuação a outras localidades. A previsão é iniciar os atendimentos no segundo semestre deste ano.
Em uma etapa posterior, o projeto pretende ainda formalizar, no currículo do curso de graduação em Enfermagem da Udesc Oeste, a realização de atividades teórico-práticas no consultório digital.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proenfermeirosempreendedores@gmail.com.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009