Udesc promove oficinas de inovação para jovens do Instituto Guga Kuerten na Acate, em Florianópolis
Cerca de 70 jovens do Instituto Guga Kuerten (IGK), com idades entre 7 e 11 anos, participaram nesta quarta-feira, 22, de duas oficinas de empreendedorismo promovidas no Centro de Inovação da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), em Florianópolis, pelo programa de extensão Esag Kids, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Realizados pela manhã e à tarde, os encontros foram comandados pelo professor Eduardo Jara, coordenador do Esag Kids, com participação de acadêmicos bolsistas e voluntários dos três cursos de graduação da Udesc Esag: Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas.
A programação incluiu um tour pelo centro de inovação e atividades em parceria com representantes da empresa WeGov – Espaço de Aprendizado em Governo e da comunidade de coworking Impact Hub Floripa, ambas com sede no local.
Abordagem lúdica
As oficinas Esag Kids utilizaram a abordagem Canvas Kids, desenvolvida pelo programa, que apresenta os temas empreendedorismo e inovação de maneira lúdica, estimulando os jovens a idealizar, elaborar e apresentar coletivamente projetos criativos.
A metodologia é inspirada em ferramentas de gerenciamento estratégico, como o modelo de negócio Canvas, e em conceitos de criação de start-up. Os participantes das oficinas também receberam um kit Esag Kids, que inclui o Manual do Empreendedor Mirim, produzido pelo programa.
Entre as ideias elaboradas pelos jovens – que geralmente demonstram sensibilidade em relação à questões sociais – surgiram projetos para doação de roupas para moradores de rua, para construção de um robô para recolher lixo nas praias e de um aplicativo Esag Kids.
Para a maioria das crianças, foi a primeira visita à Acate. Segundo o professor Jara, a aproximação com a comunidade do Bairro João Paulo, onde reside grande parte dos participantes, era uma demanda do grupo gestor da entidade, que a ação do programa Esag Kids ajudou a viabilizar. Os encontros contaram com lanches oferecidos pelo O Padeiro de Sevilha.
Mil crianças em 2016
Segundo o professor Jara, a meta do programa Esag Kids é capacitar mais de mil crianças em 2016, com oficinas em diferentes regiões do Estado. As oficinas são realizadas desde o ano passado, quando foi lançado, em agosto, o Manual do Empreendedor Mirim.
Além do IGK, já participaram das atividades jovens da Associação Pró-Brejaru e da Assistência Social São Luiz (ASSL), na Grande Florianópolis, e do Centro Educacional Municipal Governador Ivo Silveira, de Balneário Camboriú.
Um dos encontros com jovens da Associação Pró-Brejaru, na Udesc Esag, foi registrado em um vídeo divulgado no BE TV, canal no YouTube do Banco do Empreendedor.
As oficinas desta quarta foram as primeiras no Centro de Inovação Acate – segundo o professor Jara, outras edições serão realizadas no local, “devido aos excelentes resultados da ação”.
O programa Esag Kids tem apoio do Banco do Empreendedor e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa em Santa Catarina (Sebrae/SC).
Saiba mais pelo site www.esagkids.com.br, no qual é possível fazer o download do Manual do Empreendedor Mirim em formato digital.
Acesse o álbum de fotos da ação na Acate na página do programa no Facebook.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281