Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc Planalto Norte desenvolverá...

Udesc Planalto Norte desenvolverá pesquisa sobre aproveitamento de lixo para geração de energia

Um grupo de professores especializados na área ambiental do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em São Bento do Sul, pesquisará tecnologias para o aproveitamento do lixo reciclável de quatro municípios da região na geração de energia.

A atividade integrará um acordo de cooperação técnica firmado nesta quarta-feira, 6, entre a Udesc Planalto Norte e o Consórcio Intermunicipal Quiriri, formado pelos municípios de São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho e Corupá. Os professores ajudarão também na atualização de dados sobre a quantidade e o tipo de lixo produzido por esses municípios.

“Esta foi a primeira de várias reuniões que serão realizadas ao longo do ano”, disse o diretor-gereal da Udesc Planalto Norte, Agnaldo Arnold, que participou do encontro realizado na Prefeitura de São Bento do Sul. Segundo ele, os trabalhos na Udesc serão coordenados pelo professor Ernesto Garbe, que definirá também quem atuará na pesquisa.

“Temos uma equipe especializada em questões ambientais e essa oportunidade de desenvolver pesquisas nessa área nos interessa bastante”, ressaltou Arnold.

O prefeito de São Bento do Sul, Fernando Tureck, elogiou o acordo firmado com a Udesc. “Poder contar com os pesquisadores da universidade é um excelente ganho para os municípios integrantes do consórcio”, declarou.

Usina

Uma das propostas surgidas durante as discussões sobre o aproveitamento dos resíduos pelos quatro municipios é a instalação de uma usina de lixo zero, que já está sendo implantada no Brasil.

De acordo com a ideia, todo o lixo recolhido na cidade chegaria de caminhão até a usina, onde seria classificado. O produto passaria por uma esteira que separaria os lixos líquido, orgânico e reciclável.

Ainda de acordo com a proposta, o material que não serve para reciclagem seria encaminhado a um biodigestor para ser queimado e o gás gerado ficaria destinado à produção de combustível, enquanto as sobras virariam adubo orgânico.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Bento do Sul