Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc participará do programa...

Udesc participará do programa europeu de intercâmbio Erasmus Mundus pela primeira vez

O programa de cooperação e mobilidade universitária Erasmus Mundus, da União Europeia (UE), aprovou o projeto de um consórcio de 24 instituições de ensino superior, entre elas a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), para ações de intercâmbio que oferecerão 80 bolsas para alunos de graduação, 62 para doutorado e quatro para pós-doutorado.

Das vagas de graduação, 68 serão para acadêmicos brasileiros estudarem na Europa e 12 para alunos europeus realizarem intercâmbio no País. Essa será a primeira participação da universidade catarinense no programa da UE.

“A partir de setembro, começarão as reuniões para fazer o planejamento do processo de mobilidade, da divisão de bolsas e da capacitação dos coordenadores que trabalharão no sistema Erasmus Mundus”, diz o secretário de Cooperação Interinstitucional e Internacional da Udesc, Jovane Medina.

Chamado de IBrasil, o consórcio tem 11 universidades brasileiras, sendo a Udesc a única do Estado, e nove da Europa, dos seguintes países: Alemanha, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Portugal e Romênia. As ações de intercâmbio estarão voltadas para as áreas de Educação, Engenharia e Tecnologia, além de capacitação de professores.

Sobre o programa
Criado em 2004, o Erasmus Mundus busca promover a excelência da educação superior e da pesquisa dos países europeus e, ao mesmo tempo, reforçar os laços acadêmicos com nações de todo o mundo.

O nome do programa homenageia o teólogo e humanista holandês Desiderius Erasmus Rotterdamus (Erasmus de Roterdã), um dos principais pensadores do século 15. A palavra “mundus” vem do latim e significa “mundo”, tendo em vista o alcance global do programa da União Europeia.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do Erasmus Mundus, na página brasileira e na associação de estudantes do programa.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support