Udesc participa do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta em Florianópolis
O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, participará da abertura da reunião extraordinária do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que será realizada na segunda-feira, 4, às 8h30min, no Costão do Santinho, em Florianópolis.
A solenidade também terá as presenças das reitoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel, e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider. A Udesc e as duas instituições organizam o evento.
O fórum receberá cerca de 100 coordenadores das instituições de ensino superior que oferecem cursos à distância no sistema UAB. A Udesc estará representada pela coordenadora da UAB na Udesc, Carmen Pandini, e pela coordenadora-adjunta, Lidiane Goedert.
Durante o dia, os participantes debaterão sobre os avanços, obstáculos e as perspectivas de ofertas de cursos com financiamento da Universidade Aberta do Brasil.
“Será uma reunião de trabalho, que vai discutir também o edital de articulação 2014, que apontará novos cursos, e a questão dos repasses da Capes às instituições que oferecem cursos q distância”, informou Carmen.
Seguindo ela, o sistema UAB no Brasil conta com cerca de 300 mil alunos em 765 polos presenciais. A Udesc oferece o curso de Pedagogia a Distância em 27 polos em Santa Catarina com 2,1 mil alunos e 250 tutores presenciais e a distância.
Fórum e UAB
O Fórum Nacional de Coordenadores UAB foi criado em 2010 e atua na formulação de diretrizes, definição de critérios técnicos e pedagógicos e contribui com a institucionalização da modalidade de educação a distância em todas as instituições de ensino superior.
Já o sistema Universidade Aberta do Brasil, criado em 2005, é integrado por universidades públicas que oferecem cursos de nível superior, por meio do uso da metodologia da educação a distância, para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária.
O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.
O sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143