Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Udesc Oeste reinicia nesta...

Udesc Oeste reinicia nesta quinta projeto de extensão sobre danças circulares em Cunha Porã

O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Chapecó, reinicia nesta quinta-feira, 13, em Cunha Porã, a terapia com danças circulares, que terminará no fim do ano. A ação integra o projeto de extensão Espaço, Saúde e Equilíbrio, do curso de Enfermagem.

O encontro desta quinta-feira inicia às 18h30 no Salão Nobre da Prefeitura, terá duração de uma hora, e contará com a presença de 15 mulheres com idades que variam de 12 a 60 anos. As participantes são adolescentes, empresárias, comerciantes, domésticas e estudantes.

A terapia tem a participação da professora Kiciosan Bernardi Galli, coordenadora do projeto de extensão da Udesc Oeste, e da psicóloga Mariele Comparin, da Prefeitura de Cunha Porã. Os encontros serão realizados sempre às quintas-feiras

Segundo a professora Kiciosan, a terapia é uma atividade regular com apoio da Secretaria de Saúde de Cunha Porã. “É uma parceria que deu certo. A prefeitura libera o espaço e cede a psicóloga, e nós entramos com a terapia”, diz a professora da Udesc Oeste. No ano passado, os encontros foram realizados de agosto a dezembro.

Benefícios
Na opinião da professora Kiciosan Galli, este tipo de iniciativa serve para mostrar a comunidade que existem alternativas voltadas à melhoria da saúde sem o uso de medicamentos.

Explica que a dança circular traz muitos benefícios, como despertar a alegria, estimula a concentração e a atenção do participante. “Esse tipo de atividade trabalha o sentido de cooperação com o outro e a percepção de si mesmo quando se movimenta. Também melhora a auto-estima, diminui a ansiedade, aumenta os afetos positivos e a vontade de estar com o outro. É um momento prazeroso”, destaca.

Danças Circulares
Elas são basicamente danças de roda, recolhidas de diversas partes do mundo em diferentes períodos. É um movimento cultural mundial criado pelo bailarino e artista plástico alemão Bernhard Woisen na década de 50 e se espalhou pelo mundo. “O que caracteriza essas danças é o espírito comunitário que promovem”, diz Kiciosan Galli.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support