Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Udesc Oeste reinicia nesta...

Udesc Oeste reinicia nesta quinta projeto de extensão sobre danças circulares em Cunha Porã

O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Chapecó, reinicia nesta quinta-feira, 13, em Cunha Porã, a terapia com danças circulares, que terminará no fim do ano. A ação integra o projeto de extensão Espaço, Saúde e Equilíbrio, do curso de Enfermagem.

O encontro desta quinta-feira inicia às 18h30 no Salão Nobre da Prefeitura, terá duração de uma hora, e contará com a presença de 15 mulheres com idades que variam de 12 a 60 anos. As participantes são adolescentes, empresárias, comerciantes, domésticas e estudantes.

A terapia tem a participação da professora Kiciosan Bernardi Galli, coordenadora do projeto de extensão da Udesc Oeste, e da psicóloga Mariele Comparin, da Prefeitura de Cunha Porã. Os encontros serão realizados sempre às quintas-feiras

Segundo a professora Kiciosan, a terapia é uma atividade regular com apoio da Secretaria de Saúde de Cunha Porã. “É uma parceria que deu certo. A prefeitura libera o espaço e cede a psicóloga, e nós entramos com a terapia”, diz a professora da Udesc Oeste. No ano passado, os encontros foram realizados de agosto a dezembro.

Benefícios
Na opinião da professora Kiciosan Galli, este tipo de iniciativa serve para mostrar a comunidade que existem alternativas voltadas à melhoria da saúde sem o uso de medicamentos.

Explica que a dança circular traz muitos benefícios, como despertar a alegria, estimula a concentração e a atenção do participante. “Esse tipo de atividade trabalha o sentido de cooperação com o outro e a percepção de si mesmo quando se movimenta. Também melhora a auto-estima, diminui a ansiedade, aumenta os afetos positivos e a vontade de estar com o outro. É um momento prazeroso”, destaca.

Danças Circulares
Elas são basicamente danças de roda, recolhidas de diversas partes do mundo em diferentes períodos. É um movimento cultural mundial criado pelo bailarino e artista plástico alemão Bernhard Woisen na década de 50 e se espalhou pelo mundo. “O que caracteriza essas danças é o espírito comunitário que promovem”, diz Kiciosan Galli.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143