Udesc Oeste realizará curso preparatório para a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
As inscrições ao curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) oferecido pelo Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Chapecó, terminam nesta semana com a oferta de quatro turmas em Chapecó, Maravilha, Pinhalzinho e Serra Alta.
Com carga horária de 30 horas, cada turma oferece 40 vagas, e as aulas serão realizadas uma vez por semana até maio. Elas começam nesta segunda-feira, 17. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail espaco_astro_udesc@yahoo.com.br
O curso, que é oferecido pelo projeto de extensão Espaço Astronomia Udesc-Pinhalzinho, abordará temas como Astronomia, astronáutica e Energia e será ministrado pelo professores da Udesc Oeste Daniel Iunes Raiman e Evandro Luís da Cunha e pela equipe de bolsistas e voluntários do projeto de extensão.
De acordo com o professor Daniel Raimann, a inscrição para participar da olimpíada é realizada pela escola pública ou privada por meio do portal da organização. A prova será aplicada em 16 de maio nas escolas dos alunos participantes
Medalhas
Em 2013 participaram da olimpíada 775 mil estudantes com a distribuição de 33 mil medalhas. Os alunos que obtiverem as melhores notas recebem medalhas de ouro, prata e bronze.
Segundo o professor Daniel Raimann, os estudantes que tiverem as melhores notas no exame poderão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, que acontecerão em 2015.
As provas serão aplicadas em quatro níveis: três para alunos do ensino fundamental e uma para os estudantes de ensino médio. Elas constam de dez questões discursivas: cinco sobre Astronomia, três de Astronáutica e duas de Energia.
A olimpíada objetiva despertar nos jovens o interesse pelas disciplinas de ciências espaciais e é realizada em escolas brasileiras desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira. A partir de 2005, a Agência Espacial Brasileira começou a participar também da organização, que passou a denominar-se Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. .
Foguetes
A Mostra Brasileira de Foguetes é aberta à participação de escolas públicas e privadas e que estejam cadastradas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Envolve alunos do ensino fundamental e médio e é realizada num só ano letivo. A participação de alunos é voluntária.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143