Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc Oeste capacitação manipuladores...

Udesc Oeste capacitação manipuladores de alimentos em Chapecó

O curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Educação Superior do Oeste, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciou nesta terça-feira, 12, um curso para capacitar 20 manipuladores de alimentos de restaurantes, bares, hotéis e lanchonetes de Chapecó. As aulas são ministradas à noite no prédio do curso de Enfermagem, no Centro da cidade.

O curso termina nesta quinta-feira, 14, e está sendo ministrado pela coordenadora do projeto de extensão Capacitação de Manipuladores de Alimentos, professora Lucíola Bagatini, e conta com ajuda de bolsistas e alunos do curso de Engenharia de Alimentos.

Uma nova turma deverá ser formada ainda neste semestre para atender a demanda de outros setores que manipulam alimentos em Chapecó. “Há uma grande procura por esse tipo de curso e isto demonstra que o setor de serviços de alimentos quer investir na segurança alimentar”, afirma Lucíola.

Durante as aulas, são repassadas noções de microbiologia, sobre fatores que levam a contaminação provocada por parasitas, substâncias tóxicas e micróbios que entram em contato com os alimentos durante a manipulação e o preparo, informações sobre higiene dos ambientes e dos utensílios utilizados e sobre comportamento dos manipuladores.

Os participantes recebem também informações sobre a legislação existente para o setor, formulada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que resumiu os principais itens em uma cartilha sobre boas práticas para serviços de alimentação.

De acordo com a Anvisa, medidas simples como lavar as mãos, conservar os alimentos em temperaturas adequadas e o cozimento correto evitam ou controlam a contaminação de alimentos.

Outro projeto

O curso de Engenharia de Alimentos também desenvolve, desde 2012, o projeto de extensão Práticas em Segurança dos Alimentos, que já capacitou 30 manipuladores de alimentos de dez empresas de Pinhalzinho neste ano e mais 45 em 2013, de empreendimentos como açougues, restaurantes e indústrias de embutidos e de queijo.

Coordenado pela professora Darlene Cavalheiro, o projeto também inclui atividades como visitas às indústrias para verificar se as noções repassadas estão sendo observadas e a realização de palestras sobre segurança alimentar.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143