Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc Oeste promove oficina...

Udesc Oeste promove oficina sobre danças circulares, em Chapecó

O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove neste sábado, 3, das 9h às 18h, no prédio do curso de Enfermagem, no Centro de Chapecó, uma oficina sobre danças circulares. O evento terá a participação de 23 pessoas, entre alunos do curso de Enfermagem, psicólogos, enfermeiros, engenheiros e assistentes sociais.

A iniciativa é do projeto de extensão Espaço, Saúde e Equilíbrio, do curso de Enfermagem, coordenado pela professora Kiciosan Galli. As aulas serão ministradas pela assistente social e pós-graduada em Socioterapia Adriane Cavalli, de Chapecó.

Segundo Kiciosan Galli, a iniciativa visa mostrar à comunidade que existem várias alternativas para melhorar a saúde sem o uso de medicamentos. “A dança circular traz inúmeros benefícios como despertar a alegria, estimula a concentração e a atenção do participante. Esse tipo de dança trabalha o sentido de cooperação com o outro e a percepção de si mesma quando se movimenta. Também melhora a auto-estima. É um momento prazeroso”, ressalta.

Danças circulares
Elas são basicamente danças de roda, recolhidas de diferentes partes do mundo em vários períodos. É um movimento cultural mundial, criado pelo bailarino e artista plástico alemão/polonês Bernhard Woisen na década de 50 e se espalhou pelo mundo.

Segundo o projeto Espaço, Saúde e Equilíbrio, existem danças muito antigas que vão passando de geração para geração e outras coreografadas recentemente. “O que caracteriza essas danças é o espírito comunitário que promovem, podendo ser danças para celebração ou de saudação”.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support