Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc Oeste abre inscrições...

Udesc Oeste abre inscrições para curso de extensão gratuito sobre Astronomia e Astronáutica

O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abriu inscrições para o curso de extensão gratuito sobre Astronomia e Astronáutica para a comunidade interessada em conhecer com detalhes a ciência que procura entender o céu e o espaço, a ser realizado em Chapecó de 29 de agosto a 28 de novembro.

Com aulas noturnas às quintas-feiras, das 19h30 às 22h30, no prédio da universidade no centro da cidade, o curso é uma iniciativa do projeto de extensão Espaço Astronomia, criado pela Udesc em Pinhalzinho. As inscrições terminarão em 16 de agosto e podem ser feitas pelo e-mail espaço_astro_udesc@yahoo.com.br com nome, idade, profissão, telefone e endereço.

O curso abordará os seguintes temas: sistema solar, estrelas, galáxias, universo, exploração do espaço, programa espacial brasileiro, satélites, plataformas espaciais, veículos lançadores de satélites, sensoriamenteo remoto e meteorologia.

Ele será ministrado pelo professor Daniel Iunes Raimann, do curso de Engenharia de Alimentos. Formado em Física, Daniel possui doutorado em Astronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é efetivo da Udesc desde 2005. 

Além das disciplinas teóricas, haverá também aulas práticas como a observação do céu com telescópio e a construção de foguetes no campo do Bairro Belevedere. O telescópio da Udesc mede oito polegadas, de tamanho médio e pode ser transportado.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (49) 3330-9400, no blog do projeto ou ainda na página oficial.

O projeto

O projeto Espaço Astronomia tem realizado diversas ações de extensão no Oeste de Santa Catarina por meio de professores e acadêmicos de Engenharia de Alimentos. Além do professor Daniel Iunes Raimann, o Espaço Astronomia é integrado pelos acadêmicos Ana Paula Biz, Mateus Alcides Pagliarini, Geixa Natácia Sarturi, Giulio Francsico Zielinski Mantovani, Amanda Staudt e Bruna Thomé.

Segundo o professor Raimann, o projeto tem o objetivo geral de tornar a ciência da Astronomia mais atraente por meio de recursos observacionais, audiovisuais e de multimídia. Visa também debater formas de inserção dos conhecimentos da Astronomia no ensino fundamental e médio e instrumentalizar os professores para enriquecer suas aulas.

Outra meta é preparar professores da região para a motivação e a capacitação de estudantes que participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support