Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc melhora em todos...

Udesc melhora em todos os conceitos e sobe de posição no ranking nacional do MEC

Totem com a marca da Udesc em primeiro plano; ao fundo, aparece o prédio vermelho e verde da Reitoria, sob céu azul-claro

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) melhorou em todos os indicadores e voltou a subir de posição na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2022, anunciada nesta quarta-feira, 3, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Acesse a avaliação.

Na escala de 1 a 5, a Udesc recebeu conceito geral 4, apresentando IGC de 3,83 (um acréscimo de 0,19 em relação ao anterior, de 2021) e passando da 37ª para a 36ª posição na classificação geral, em um cenário com cerca de 240 universidades públicas e privadas e institutos federais do Brasil. Dentre as estaduais, a Udesc se manteve como oitava melhor do País.

Nos quesitos que compõem a avaliação do MEC, a universidade catarinense subiu em todos os conceitos: 3,29 na graduação; 4,65 no mestrado; e 4,84 no doutorado. 

Com a avaliação, a Udesc segue mantendo SC na quarta posição entre as unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Em Santa Catarina, é a segunda melhor universidade no geral.

Indicadores de qualidade

Os resultados divulgados pelo Inep contemplam os três Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022: além do IGC, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Os três indicadores integram o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que completa 20 anos em abril. O Conceito Enade, que também faz parte dessa cesta de indicadores, foi divulgado em outubro de 2023. 

Os resultados abrangem uma amostra de 7.569 cursos com o IDD calculado, 8.934 cursos com CPC e 1.998 instituições avaliadas com o IGC. Ao longo dos três anos do ciclo avaliativo do Enade (2019, 2021, 2022), mais de 25 mil cursos foram avaliados – o exame foi adiado, em 2020, em função da pandemia. Também são levados em consideração mais de 5 mil cursos de mestrado e doutorado.

Sobre o cálculo do IGC

O IGC analisa as instituições de ensino superior todos os anos. O cálculo inclui a média de desempenho das graduações nos últimos três anos – definida com base nos CPCs – e a combina com os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia os programas de pós-graduação.

O CPC é o resultado de cada curso, calculado com a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além da avaliação de corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos. 

Mais informações

Mais informações sobre o IGC podem ser obtidas com a Coordenadoria de Avaliação Institucional da Udesc (Coai), pelo e-mail coai.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support