Udesc Laguna sedia simpósio regional de Engenharia de Pesca até a próxima sexta-feira
Na noite desta segunda-feira, 25, o Secretário de Estado da 19ª Secretaria do Desenvolvimento Regional de Laguna, Robson Elegar Caporal e o gerente de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura, João Batista Lapolli participaram no Cine Teatro Mussi, em Laguna da solenidade de abertura do 2º Simpósio Sul-Sudeste de Recursos Pesqueiros e Engenharia da Pesca (Simpesca). O simpósio promovido pelo Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abordará os “Desafios e Perspectivas para a Cadeia Produtiva do Pescado”.
Em sua fala, Caporal salientou a importância do momento para a discussão das necessidades do setor e colocou a secretaria à disposição da universidade.
O evento reúne no município cerca de 550 participantes entre alunos, professores, pesquisadores, empresários e membros de entidades governamentais e não-governamentais, que durante o 2º Simpesca participaram de 15 minicursos, 9 plenárias, mesas-redondas e palestras para debater questões como os gargalos do desenvolvimento do setor pesqueiro e as potenciais áreas, além de trocar experiências sobre produção.
Simultaneamente ao simpósio, será realizada a 5ª Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca, com organização do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca (Caep).
Na quarta-feira, 27, às 19h, haverá uma cerimônia no Cine Teatro Mussi que homenageará o patrimônio naval e a navegação, além de exibir o documentário “Feito torto pra ficar direito”, do diretor Nilson Villas Bôas.
O cineasta também participará de um fórum de discussões com o empreendedor de expedições marítimas Amyr Klink; o arquiteto urbanista Dalmo Vieira Filho, ex-superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf); e o modelista naval Luiz Lauro Pereira Júnior.
O modelista mostrará duas das principais coleções de nautimodelismo do Brasil durante o simpósio, “Barcos do Mundo” e “Alves Câmara Século 21”, que originalmente se encontram no Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul.
A programação do 2º Simpesca prevê ainda apresentações sobre temas como pesca artesanal, pesca industrial, aquicultura, legislação e empreendedorismo e discussões sobre a importância dos cursos de Engenharia de Pesca e Engenharia de Aquicultura.
Mais informações podem ser obtidas com a organização do simpósio no Facebook e pelo e-mail divulgacao@simpesca.com.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc