Udesc Lages será referência para implantação de centro de tecnologias agropecuárias em Moçambique
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu nesta quarta-feira, 19, a visita do diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique, Juvêncio Manuel Nota. Acompanhado do coordenador de Extensão da Udesc, Alfredo Balduíno Santos, ele conheceu a estrutura dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.
A Udesc Lages será uma das referências da UP para implantação de um centro de excelência em tecnologias agropecuárias no distrito de Montepuez, na província de Cabo Delgado. “Nós estamos buscando parceria técnica e queremos absorver um pouco dessa experiência da Udesc Lages, tanto na área de formação acadêmica, quanto na área da extensão”, afirma Nota.
O centro será implantado em 2015 e entre as expectativas do diretor está a possibilidade da formação de professores da Universidade Pedagógica na Udesc Lages. Há dois anos a UP iniciou o curso de graduação em Agropecuária com habilitação em Extensão Rural. “Pretendemos, também, materializar a mobilidade acadêmica por meio do intercâmbio de estudantes e docentes”, diz o diretor.
A Udesc e a Universidade Pedagógica possuem convênio de cooperação técnica, laço que deve ser estreitado com a abertura de novas frentes de cooperação na área da agropecuária. “A ideia é concentrar forças em ações comuns. Essa parceria com outros países é sempre importante”, comenta o coordenador de Extensão da Udesc.
Operação Rondon na África
De acordo com Santos, a Udesc está avaliando a possibilidade de realizar uma operação do Núcleo Extensionista Rondon (NER) em Moçambique, em 2015. “Colocar os acadêmicos diante dos desafios de uma realidade diferente é muito importante para a formação”, conclui ele.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130