Udesc Lages realizará testes de vacina inédita no mundo contra toxoplasmose felina
Descrição do áudio:
O Laboratório de Parasitologia e Doenças Parasitárias, no Centro de Ciências Agroveterinárias Udesc, em Lages, realizará a avaliação de uma vacina inédita contra a toxoplasmose felina, doença que ainda não tem vacina. O estudo é pioneiro no Brasil e no mundo e os testes devem durar de um a dois anos.
A pesquisa é patrocinada por uma empresa francesa, desenvolvedora do imunizante e vinculada à Universidade de Lille. O investimento foi de cerca de R$160 mil. Os testes devem começar assim que a primeira remessa chegar ao Brasil.
A vacina foi desenvolvida em forma de spray intranasal, mais uma inovação do estudo. Ela estimula a redução ou impede a eliminação de oocistos nas fezes, impedindo a transmissão da doença.
A toxoplasmose pode gerar complicações na saúde animal e humana, sobretudo em gestantes e em pessoas com imunidade debilitada. É causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos doentes. O ser humano pode ser infectado ao comer carne crua ou mal passada de animais que tiveram contato com fezes contaminadas, principalmente de caça, pequenos ruminantes e suínos.
Os felinos só eliminam o agente causador uma vez na vida. Os oocistos levam pelo menos dois dias no ambiente para se tornar infectantes, por isso a importância da limpeza diária da caixa de areia.
Duração: 1 min 35 seg
Apresentação: Pâmella Andressa
Técnica: Pâmella Andressa
Produção: Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com