Udesc Lages assina acordo de cooperação técnica com prefeitura para atender comunidade
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Prefeitura de Lages firmaram uma parceria nesta segunda-feira, 15, para oferecer vários serviços à comunidade e proporcionar capacitação aos produtores rurais.
Foto: Divulgação / Udesc
O acordo de cooperação técnica foi assinado pelo diretor geral da Udesc Lages, João Fert Neto, e pelo prefeito Elizeu Mattos, no Auditório Verde da Engenharia Ambiental. A parceria abrangerá as áreas de pastagem, fruticultura, horticultura, recuperação florestal, laticínios, piscicultura e zoonoses.
Um dos serviços prestados visa diminuir a proliferação de cães nas ruas do município. A Udesc Lages e a prefeitura farão castrações gratuitas nos animais das famílias que não tem condições de pagar o procedimento. De acordo com a Secretaria de Saúde e com a Gerência de Proteção Animal, cerca 80 mil cães perambulam pelas ruas, na área central e nos bairros.
Os machos serão castrados no Centro de Zoonoses e as fêmeas serão atendidas no Hospital de Clínica Veterinária da Udesc Lages, onde os trabalhos serão coordenados pelo chefe do Departamento de Medicina Veterinária, Fabiano Salbego. Segundo ele, os procedimentos já iniciaram.
De acordo com o prefeito, devem acontecer cerca de dez castrações ao dia e a fila de espera já tem cinco mil cadastrados. “Quem assume o compromisso de cuidar de um animal de estimação precisa estar atento e cumprir com suas responsabilidades e não depender apenas do poder público”, alerta Mattos, ao falar dos cães que são abandonados ou que têm dono, mas vivem nas ruas.
Para o diretor geral do centro, os equipamentos de ponta serão peças fundamentais neste trabalho. “O termo de cooperação visa o uso da tecnologia para servir e resolver problemas da comunidade”, afirma Fert.
O vice-reitor da Udesc, Marcus Tomasi, participou da assinatura do acordo e falou da importância da parceria: “A universidade só mostra sua função quando suas qualidades se firmam em parcerias”, comenta Tomasi.
Já o secretário municipal do Meio Ambiente, Mushue Hampel, acredita que com esta iniciativa “Lages será uma cidade referência em controle de população animal”.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130