Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc inicia Operação Integração...

Udesc inicia Operação Integração do Núcleo Extensionista Rondon na Grande Florianópolis nesta quarta-feira

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará a partir desta quarta-feira, 10, a Operação Integração, do Núcleo Extensionista Rondon (NER). A ação envolverá 10 municípios da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) da Grande Florianópolis e seguirá até 20 de julho. Além das cidades da Grande Florianópolis, uma equipe de extensionistas também realizará ações na cidade serrana de São Joaquim, no mesmo período. A abertura oficial do evento acontecerá em Rancho Queimado, às 17h, na Sociedade Amigos de Rancho Queimado, próximo à Praça Eduardo Sell.

A Operação Integração é a quinta realizada pelo NER Udesc e acontecerá simultaneamente em Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Angelina, Rancho Queimado, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Anitápolis, São Bonifácio e Governador Celso Ramos. “A cidade de São Joaquim também se interessou pelo trabalho e solicitou uma equipe, onde também trabalharemos durante esses dias”, explica o coordenador do NER Udesc, Alfredo Balduíno Santos, que afirmou que será enviado um grupo em torno de 15 pessoas.

Para realizar todas as oficinas participarão mais de 140 extensionistas da universidade, os quais são estudantes de graduação e pós-graduação dos 12 centros da Udesc. Além dos alunos da Udesc, a operação contará ainda com a participação de cerca de 60 extensionistas de instituições parceiras, como da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

As ações que envolvem as atividades das oficinas da operação contemplam oito áreas, que fazem parte da extensão universitária no Brasil, são elas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, trabalho e tecnologia de produção.

“A extensão universitária enquanto política educacional permite a inserção dos acadêmicos em diferentes cenários. Experiência que favorece o desvelamento das necessidades locais e implementação de ações que poderão guiar a formulação de políticas públicas locais em vista ao enfrentamento das demandadas da comunidade”, explica o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Moraes Nunes.

Para o coordenador do NER Udesc, Alfredo Balduíno Santos, essas atividades possibilitam o intercâmbio entre os acadêmicos e a inserção da Udesc em diferentes comunidades. O núcleo já realizou, quatro operações próprias: Operação Contestado, em dezembro de 2010; Operação Fronteira, em julho de 2011; Operação Caminho dos Tropeiros, em dezembro de 2011; e a Operação Serra & Mar, entre julho e agosto de 2012.

“As ações do NER Udesc levam o conhecimento de dentro da universidade para fora, buscando principalmente o desenvolvimento regional de onde o núcleo passa”, complementa o coordenador. “Buscamos com as ações, a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a Udesc e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão, reforçando a missão da universidade diante a realidade social”, finaliza Santos.

Informações adicionais:
Heloíse Guesser
Universidade do Estado de Santa Catarina
E-mail: heloise.guesser@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8142

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support