Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc Ibirama abre inscrições...

Udesc Ibirama abre inscrições para 2º Seminário do Terceiro Setor do Vale do Itajaí

O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abriu inscrições para a participação no 2º Seminário do Terceiro Setor do Vale do Itajaí, que será realizado em 14 de setembro, na Sociedade Desportiva União, em Ibirama. As inscrições podem ser feitas por meio do portal ou na direção de Extensão do centro.

O seminário objetiva divulgar e estabelecer discussões sobre gestão administrativa e jurídica de entidades do terceiro setor com foco em parcerias e é direcionado a profissionais do terceiro setor, de empresas ou liberais, estudantes e representantes de órgãos públicos

“Terceiro setor” é uma terminologia que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. Engloba diversas organizações sem vínculos diretos com o primeiro setor (público) e segundo setor (privado).

A organização do seminário é uma ação do programa de extensão Gestão de Entidades do Terceiro Setor, coordenado pelo professor Sérgio Marian e composto por três projetos: Transparência Contábil em Entidades do Terceiro Setor, Seminário do Terceiro Setor do Alto Vale do Itajaí e Captação de Recursos.

Segundo o professor Marian o projeto Captação de Recursos do programa auxilia os gestores a desenvolver formas para arrecadar recursos por meio de doações ou em parcerias com órgãos públicos ou iniciativa privada.

Transparência
De acordo com Marian, todas as entidades com ou sem fins lucrativos precisam gerir bens seus recursos para que as atividades desenvolvidas por elas não sejam interrompidas.

“Numa entidade do terceiro setor e sem fins lucrativos, essa cobrança é ainda maior, pois os recursos movimentados por elas dependem de contribuições que chegam  por meio de pessoas físicas ou jurídicas e que estão dispostas a auxiliar na continuidades das ações. A necessidade dessas entidades em gerir com eficácia os recursos é de fundamental importância, já que os recursos são escassos”, analisa o professor da Udesc Ibirama. 

Dar transparência a gestão também é primordial, diz Marian. “Os doadores necessitam de informações para saber como estão sendo administrados os valores doados”, acrescenta.

Para o gestor poder tomar as decisões certas, “é necessário que ele tenha a sua disposição dados e informações sobre todos os itens, que possam, de alguma forma, interferir na decisão. É função da contabilidade prover os gestores com dados e informações para a tomada de decisões”.

Programação
O programa do 2º Seminário do Terceiro Setor do Vale do Itajaí prevê quatro palestras e uma apresentação sobre a extensão da Udesc e o programa Gestão de Entidades do Terceiro Setor pelo professor Marino Luiz Eyerkaufer, diretor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc Ibirama.

A primeira palestra, de manhã, terá como tema o plano de captação de recursos no terceiro setor, a ser proferida por Loriberto Starosky Filho, graduado em Ciências Contábeis, com especializações em Gestão de Tributos e Financeira e mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), com ênfase em Controladoria e Finanças.

A segunda palestra estará a cargo do professor Daniel Moraes Pinheiro, doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele discorrerá sobre profissionalização na gestão de organizações do terceiro setor

À tarde, o professor Eduardo Meneghelli Junior, sócio e diretor da empresa Meneghelli & Meneghelli Assessoria e Comunicação, palestrante, conferencista, graduado em pedagogia e mestre em educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), falará sobre a vida como valor maior.

Já a quarta palestra terá como tema “Marketing para terceiro setor”, com o professor Cesar Simões Neto, graduado em Comunicação Social e pós-graduado em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143   

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support