Udesc Ibirama desenvolve projeto de extensão sobre tratamento de efluentes em propriedades rurais
O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desenvolve em propriedades rurais de Ibirama uma ação de extensão sobre tratamento de efluentes, que já despertou o interesse de outras comunidades do município devido ao baixo custo e à eficiência.
A atividade integra o programa Saneamento Básico Rural, constituído por três projetos de extensão: abastecimento de água, tratamento de efluentes e manejo de resíduos sólidos. Toda a ação é coordenada pelo professor Eduardo Bello Rodrigues, do curso de Engenharia Sanitária.
O projeto já implantou três sistemas de tratamento de esgotos em propriedades rurais com a utilização de tecnologia social, que envolve simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e impacto social. “São técnicas mais próximas da realidade econômica e social da região”, diz Rodrigues.
A ação envolve dois sistemas wetlands e um tanque de evapotranspiração. “Os wetlands têm como princípio de funcionamento a interação entre solo e planta para promover o tratamento do esgoto por meio de um fluxo contínuo”, explica o docente da Udesc Ibirama.
“Já o tanque de evapotranspiração recebe apenas as águas negras provenientes dos sanitários que, por meio de uma grande área superficial, onde são plantadas bananeiras, consomem todo a parte líquida dos dejetos e não geram efluentes líquidos”.
As ações estão sendo realizadas em propriedades com situação mais crítica, com, em média, quatro moradores. Ele afirma também que algumas residências despejavam o esgoto em rios.
A técnica utilizada para tratamento de efluentes já despertou o interesse de outras propriedades rurais de Ibirama. Segundo Rodrigues, os interessados surgiram principalmente após a exposição do projeto de extensão em uma feira de agronegócio e é possível ampliar a ação por meio de parcerias.
Diagnóstico e resíduos
O docente da Udesc Ibirama conta que o outro projeto de extensão sobre abastecimento de água começará em setembro com a coleta de água dos poços artesianos do município, que serão analisados pelo Laboratório de Microbiologia da Engenharia Sanitária.
Já o terceiro projeto de extensão sobre manejo de resíduos sólidos está sendo desenvolvido desde maio deste ano, no Centro de Educação Infantil Ursinho Pimpão, em Ibirama.
Um grupo de 28 crianças, de 3 a 5 anos, recolhe diariamente quase um quilo de resíduos, como sementes, restos de frutas e de comida, e o coloca na composteira para transformá-lo em adubo.
O produto é aplicado na horta da pré-escola, que produz hortaliças como alface, couve, repolho e beterraba, utilizadas na merenda fornecida às crianças. O projeto pretende também realizar palestras sobre a importância do saneamento básico em escolas de Ibirama.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143