Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc Ibirama capacita alunos...

Udesc Ibirama capacita alunos de escolas a montar robôs para participar de olimpíada de robótica

O Laboratório de Robótica do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, está capacitando alunos de duas escolas do ensino fundamental da cidade para participar da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que será realizada em 10 de agosto, em Araranguá, Sul do Estado.

Foto Divulgação Udesc Ibirama

O treinamento é feito com oito alunos das escolas Eliseu Guilherme e Walmor Ribeiro, de Ibirama. As aulas duram quatro horas em dois dias da semana, e os estudantes recebem orientação do acadêmico e bolsista do laboratório Gregório Stockler, do curso de Sistemas de Informação.

Apenas quatro escolas do Estado, incluindo as duas de Ibirama, se inscreveram para disputar a etapa regional na categoria ensino fundamental, que classifica uma vaga para a olimpíada nacional, a ser realizada de 17 a 20 de outubro, em Fortaleza (CE).

O professor Fernando dos Santos é o responsável pelo laboratório, que integra o projeto de extensão sobre o uso da robótica de forma prática e lúdica, foi criado em abril deste ano e está vinculado ao curso Sistemas de Informação, da Udesc Ibirama.

O laboratório também é utilizado pelos alunos do curso. Durante aulas no primeiro semestre da disciplina de Tecnologias Emergentes, do professor Claíton Kolm, estudantes montaram um robô que se movimenta em determinados ambientes.

Montagem do robô pelas escolas
De acordo com o professor Fernando do Santos, o robô é montado a partir do kit educacional Lego, disponibilizado no comércio e que contém peças específicas como motores e sensores de luminosidade e de distância. “Além do aluno saber encaixar essas peças, é preciso construir um software, a inteligência do robô, onde, então, entra o Laboratório de Robótica”, explica.

Santos observa que, no momento em que elabora o software, com os seus itens de comando, “o aluno desenvolve também o raciocínio lógico e coloca em prática questões de Matemática e de Física que ele aprendeu no ensino fundamental”. Segundo ele, os conceitos de raciocínio lógico são fundamentais para quem cursa Sistemas de Informação.

Para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica, a equipe de quatro alunos de cada escola de Ibirama está montando um robô autônomo e sem controle remoto. O equipamento deverá ser capaz de se locomover em ambientes que representam um cenário de desastres, com obstáculos e rampas, a procura de sobreviventes.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support