Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc formará mais de...

Udesc formará mais de 500 alunos de Pedagogia a Distância em 20 municípios do Estado

Entre 23 de julho e 8 de agosto, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) formará mais de 500 pedagogos que estudaram em 20 polos de ensino a distância mantidos pela instituição em diferentes regiões catarinenses.

As 23 turmas do Centro de Educação a Distância (Cead) em conclusão de curso foram as primeiras a serem abertas depois da retomada da Pedagogia a Distância em 2011.

A universidade, que iniciou a primeira turma dessa graduação em 1999, de forma pioneira no Brasil, já tinha formado cerca de 15 mil estudantes na década passada, sendo 12 mil em Santa Catarina e três mil no Maranhão e no Amapá.   

“É um curso que tem demonstrado muita aceitação nas comunidades catarinenses, sempre tendo grande procura por vagas e sendo bem avaliada externamente”, destaca o pró-reitor de Ensino da Udesc, Luciano Hack.

Os novos pedagogos são dos polos de Araranguá, Blumenau, Braço do Norte, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis (três turmas), Itajaí, Itapema (duas turmas), Joinville, Laguna, Otacílio Costa, Palhoça, Palmitos, Pouso Redondo, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Treze Tílias e Tubarão.

As datas e os locais de formatura já podem ser vistos no calendário da Coordenadoria de Eventos (Ceven).

Foco na rede pública

Para preencher as vagas, o curso de Pedagogia a Distância da Udesc Cead prioriza os candidatos que ocupam cargo ou função de professor de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental nas redes públicas estadual e municipal de ensino e ainda não têm formação superior na área, conforme determina a Lei Federal nº 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

A universidade tem 28 polos de ensino a distância (confira os locais no mapa da página 12 da “Revista Udesc 50 Anos”), com apoio financeiro do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).

Hoje são dois mil alunos matriculados no curso de Pedagogia e mais 320 ingressarão em agosto, nos polos de Caçador, Chapecó, Criciúma, Joaçaba, Lages, Palmitos, São Miguel do Oeste e Treze Tílias, após serem aprovados no Vestibular EAD, que teve média de 3,5 candidatos por vaga.

Novos cursos

A Udesc aguarda, para outubro, o resultado do Edital nº 75/2014, da UAB, para obter os recursos necessários à abertura de turmas de quatro novos cursos a distância a partir de 2016.

Serão mais três graduações (Administração Pública e licenciaturas em Ciências Biológicas e Informática) e a primeira pós-graduação nessa modalidade (Especialização em Gestão Municipal). Na proposta submetida, a universidade apresentou os seguintes pedidos:

  • 420 vagas de Informática, com turmas nos polos de Blumenau, Braço do Norte, Caçador, Canelinha, Criciúma, Florianópolis, Itapema, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça e Palmitos;
  • 320 vagas de Administração Pública (os oito polos ainda estão sendo definidos);
  • 150 vagas de Especialização em Gestão Municipal, com turmas em Campos Novos, Concórdia, Indaial, Laguna e Palhoça;
  • 120 vagas de Ciências Biológicas, com turmas em Lages, Laguna e São Bento do Sul.

A Udesc também concorre a mais 140 vagas para Pedagogia a Distância, com novos polos em Jaraguá do Sul, Balneário Piçarras e Quilombo.

Leia mais:

>>> Udesc recebe documentação de matrícula dos aprovados no Vestibular EAD até próxima terça

>>> Novos cursos a distância da Udesc aguardam resultado de edital do MEC para abertura de turmas

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143     

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support