Udesc Faed inaugura nova unidade de biblioteca para pessoas em situação de rua na Capital
“Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.
A célebre frase do poeta gaúcho Mário Quintana é o lema da Biblioteca Cidadã, que inaugurou a segunda unidade nesta terça-feira, 28, junto ao novo Centro de Convivência Dia (CCD), na Passarela Nego Quirido, no Centro de Florianópolis.
O espaço faz parte do programa de extensão Libertas, vinculado ao curso de Biblioteconomia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), destinado a pessoas em situação de rua que encontram-se em capacitação profissional no local.
A Biblioteca Cidadã também é aberta ao público em geral e conta com centenas de títulos disponíveis, com foco literário, religioso, autoajuda e gibis, que são os livros mais demandados pelas pessoas que já passaram a frequentar o espaço.
Segundo a coordenadora do programa Libertas, professora Daniela Spudeit, o espaço também vai servir para promover ações culturais:
SONORA
A primeira unidade da biblioteca foi inaugurada em 2022, também na Passarela Nego Quirido, porém, junto ao mesmo espaço em que funciona o abrigo a pessoas em situação de rua.
No local, também são realizados cursos de capacitação, como a Oficina de Confecção de Chaveiros, que ocorreu na última semana, ministrada pela estudante de Biblioteconomia da Udesc Faed, Valéria Machado.
A segunda unidade da Biblioteca Cidadã funciona junto ao Centro de Convivência Dia (CCD), espaço referência nacional que visa promover capacitação profissional e novas oportunidades às pessoas em situação de rua.
Além da biblioteca, o CCD, também inaugurado nesta terça-feira, conta com 12 salas de aulas para cursos profissionalizantes e espaço multiuso como quadras poliesportivas, refeitório e serviço de lavanderia, oportunizando novas vivências e o recomeço no mercado de trabalho.
A Biblioteca Cidadã está recebendo doações de livros para disponibilizar no espaço. Os interessados podem fazer contato e encaminhar a lista de títulos para a professora Daniela Spudeit, pelo e-mail danielaspudeit2@gmail.com.