Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc estreita laços com...

Udesc estreita laços com países africanos a partir de visita a embaixadas em Brasília

O pró-reitor Alfredo Balduíno em reunião na embaixada da Guiné Bissau no Brasil. Foto: Divulgação

O pró-reitor Alfredo Balduíno em reunião na embaixada da Guiné Bissau no Brasil. Foto: Divulgação

O pró-reitor de Extensão Cultura e Comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), professor Alfredo Balduíno Santos, esteve em Brasília, nos dias 21 e 22 de março, representando a universidade em visitas oficiais às embaixadas de Moçambique, Gana e Guiné Bissau.

Segundo o pró-reitor, esteve em pauta a agenda de ações afirmativas da Udesc e o fortalecimento de parcerias para desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão da universidade nos países parceiros, bem como missões do Núcleo Extensionista Rondon (NER) em território africano.

Na embaixada de Moçambique, Balduíno Santos reuniu-se com o embaixador Jacinto Januário Maguni, que estava acompanhado do conselheiro Faquir André Daúde Suleimane e da primeira secretária Amélia Odete Simão Landamelo. No encontro, o pró-reitor destacou o convênio já firmado com o Ministério de Inovação de Moçambique, reforçando as atividades do Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped).

Já na embaixada de Gana, a conversa foi com a embaixadora Abena Pokua Adompim Busia, que demonstrou interesse nas ações da Udesc, incluindo um curso de língua portuguesa a distância via plataforma Moodle, já que o país tem como idioma oficial o inglês.

A pauta de reuniões com as embaixadas contemplou também a Guiné Bissau, onde o pró-reitor Balduíno reuniu-se com o embaixador M’balia Alfredo Fernandes. Parcerias no ensino, pesquisa e extensão e novos acordos de cooperação técnica deram o norte da conversa, estando a embaixada disposta a avançar na parceria e novas formas de trabalho em conjunto, relatou o pró-reitor da Udesc. Saiba mais sobre ações já realizadas.

O professor Alfredo Balduíno também se reuniu com representantes da Fundação Cultural Palmares (FCP) em Brasília, onde apresentou publicações da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) e outros materiais da Udesc, para o desenvolvimento de futuros materiais em conjunto. Também estiveram presentes nos encontros das embaixadas e da FCP o professor Carlos Moura, primeiro presidente da Fundação, e Janaína Zunino Paraccini, egressa da Udesc Esag.

Alfredo Balduíno destaca que a Udesc é um parceiro importante na América Latina para a integração com os povos africanos, uma vez que a internacionalização da universidade já está em andamento com ações em conjunto com Paraguai, Equador, Uruguai, Argentina e Chile.

Nas palavras do pró-reitor, “as portas da África estão abertas para a Udesc e pretendemos em breve, realizar ainda mais ações por lá”. Ele também destaca a intenção de visita da Udesc a outras embaixadas de países africanos no Brasil, por meio da interlocução com a Fundação Cultural Palmares em Brasília.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support