Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Udesc está com vagas...

Udesc está com vagas abertas para programa gratuito de reabilitação para ex-fumantes

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com vagas abertas à comunidade para um programa gratuito de reabilitação voltado a pacientes com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), comum em fumantes. O projeto de extensão Atenção à Saúde de Indivíduos com DPOC é mantido pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc em Coqueiros, região continental de Florianópolis.

A DPOC, causada principalmente pelo cigarro, é a quinta maior causa de internação no sistema público de saúde no Brasil. É caracterizada por uma inflamação em partes do sistema respiratório.

Reabilitação
O objetivo do projeto é atender pacientes com diagnóstico da doença utilizando um programa de treinamento de respiração diafragmática. Os pacientes passam por uma avaliação inicial da condição pulmonar, muscular e funcional. O treinamento é realizado em três sessões semanais de uma hora. As sessões mantêm o pulmão sem secreção, o que evita pneumonias e até internação hospitalar.

Pessoas com diagnóstico de DPOC e interessadas em participar do programa de realiblitação devem entrar em contato com o Laboratório de Fisioterapia Respiratória na Udesc Cefid (Rua Pascoal Simone, 358, Coqueiros, Florianópolis), pelo telefone 3321-8602.

Mais informações com a coordenadora do programa, professora doutora Elaine Paulin, pelo e-mail elaine.paulin@udesc.br, ou ainda pelo e-mail brunaestima@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8622

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support