Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Udesc Esag recebe encontro...

Udesc Esag recebe encontro de controladorias de municípios e CGE

Consultora Vitória Araújo, em pé em frente à plateia do auditório, apresenta projeto de rede de dados abertos para compras públicas municipais

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu na sexta-feira, 23, no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, um encontro de controladorias municipais e estadual. O objetivo foi alinhar e compartilhar boas práticas na área de controle interno.

O encontro foi uma iniciativa das associações de municípios do Vale Europeu (Amve) e do Alto Vale do Itajaí (Amavi), com apoio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e do grupo de pesquisa Politeia, da Udesc Esag. “Fizemos uma série de visitas técnicas a instituições de controle interno e externo com o objetivo de alinhar e trocar informações”, explica José Rafael Corrêa, consultor da Amve e Amavi.

Compliance e Governo Aberto

O evento foi aberto pelo controlador-geral do Estado, Márcio Cassol. A CGE também apresentou aos controladores municipais o Programa de Integridade e Compliance do Governo de Santa Catarina e o 1º Plano de Ação em Governo Aberto, resultado de uma parceria com a Open Government Partnership (OGP). O 2º Plano será elaborado neste ano para implantação até 2026.

A consultora Victória Araújo, da Act4Delivery, falou sobre a Rede de Padronização para a Geração de Dados Abertos em Compras e Contratações Públicas nos municípios. O projeto foi desenvolvido em parceria com o grupo de pesquisa Politeia, da Udesc Esag. O objetivo é otimizar a disponibilização dos dados para cidadãos e órgãos de controle externo, ampliando a transparência e a prestação de contas.

No encerramento, a professora Karin Vieira, da Udesc Esag, ressaltou a importância de promover intercâmbio de soluções e inovações para fortalecer a promoção da integridade e do governo aberto. “Para nós, da Udesc Esag, é muito importante nos aproximarmos da realidade de vocês”.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

Com informações da assessoria de imprensa da CGE-SC.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support