Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc Esag adota eixo...

Udesc Esag adota eixo sustentável no curso de Administração Pública

Alunos sentados em mesa do Espaço Inovador de Ensino da Udesc Esag

O curso de graduação em Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, adotou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como tema inspirador e integrador das disciplinas. Várias ações estão sendo desenvolvidas em sala de aula, colocando os ODS como elemento explicitamente relacionado à formação dos alunos.

Os ODS são 17 objetivos (desdobrados em 169 metas) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, em assembleia geral com seus 193 países membros, para serem alcançadas em 15 anos (Agenda 2030). Eles tratam de desafios globais como pobreza, fome, saúde, educação, igualdade de gênero, saneamento, energia, trabalho, inovação, desigualdades, justiça e sustentabilidade ambiental e urbana.

Algumas dessas ações foram apresentadas no ODS em Pauta 2023, evento online que foi promovido na semana passada e é realizado todos os anos pelo Movimento Nacional ODS – SC, do qual a Udesc Esag faz parte.

ODS na sala de aula

Conheça algumas das iniciativas dos professores do Departamento de Administração Pública da Udesc Esag (DAP) relacionadas ao ODS nas disciplinas:

  • Economia Aplicada à Administração Pública (Ivoneti Ramos) – abordagem do conteúdo econômico em aula sobre externalidades, com palestra de especialista sobre os ODS. Atividade com jogo de memória sobre os ODS, gerando engajamento dos alunos.
  • Gestão de Estruturas e Processos Organizacionais (Eduardo Cechinel) – Alunos criaram “organizações” com atuação em algum dos ODS, com uso da metodologia de aprendizagem baseada em problema (identificação de problemas e propostas de soluções).
  • Gestão Pública e Governança (Maria Letícia Xavier) – análise de políticas públicas, identificando os ODS nos em políticas públicas dos governos federal, estaduais e municipais.
  • Sociedade Civil e Políticas Públicas (Maria Letícia Xavier ) – identificação de causas relacionadas aos ODS e busca por organizações da sociedade civil locais que trabalhem com elas.
  • Coprodução de Serviços Públicos (Gabriel Marmentini) – ODS como base para identificação de problemas públicos e a busca de soluções.
  • Gestão da Responsabilidade Socioambiental (Gabriel Marmentini e Janice Bogo)  – indicadores de desenvolvimento de cidades sustentáveis são relacionados a propostas de negócios de impacto socioambiental.
  • Comportamento Humano/Gestão de Pessoas (Laís Santos) – saúde e bem-estar (ODS 3), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8) são temas de trabalhos em grupo.
  • Comunicação e Negociação (Simone Feuerschute)  – temas de negociação relacionados situações reais no contexto do país e do mundo, como violência e ambiente, são temas de trabalhos.
  • Marketing e Comunicação no Setor Público (Aline Santos) – planos de comunicação em temas como acesso à universidade e inclusão, alimentação saudável e sexo seguro.
  • Sistemas de Accountability (Clenia de Matia) estudos sobre temas relacionados ao ODS 16, ligado a transparência pública e controle social.

Outras iniciativas como estas já estão sendo desenvolvidas e o Departamento de Administração Pública está trabalhando para que elas evoluam no próximo semestre letivo. 

Saiba mais aqui sobre o curso de graduação em Administração Pública

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa | comunicacao.esag@udesc.br 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts