Udesc entra no programa federal Inglês sem Fronteiras e faz avaliação de alunos
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ingressou no programa Inglês sem Fronteiras, do Ministério da Educação (MEC), que foi lançado para instituições federais em 2013 e, neste ano, passará a oferecer atividades de aprimoramento da proficiência na língua inglesa para estudantes de universidades estaduais.
A primeira ação da Udesc dentro do programa será o diagnóstico da proficiência dos seus acadêmicos de graduação e pós-graduação por meio da aplicação do Test of English as a Foreign Language – Institutional Testing Program (Toefl/ITP), exame aceito por diversas universidades estrangeiras que envolve avaliações de compreensão auditiva, redação e leitura.
Com recursos do MEC, a universidade catarinense oferecerá gratuitamente mil vagas para alunos de graduação interessados em participar do teste, além de 1.083 para mestrandos e doutorandos. Em contrapartida, a Udesc terá de treinar os aplicadores do exame e alocar salas.
A intenção inicial é realizar as provas em Chapecó, Florianópolis, Joinville e Lages. A reitoria estuda oferecer transporte para que acadêmicos de outras cidades também possam participar. A definição dos locais, porém, dependerá da demanda dos alunos.
As avaliações deverão ocorrer entre julho e setembro e serão agendadas pela Secretaria de Cooperação Institucional e Internacional (SCII), que está prestando apoio ao coordenador do Inglês Sem Fronteiras na Udesc, professor Marco Antônio Seifriz, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).
Mais informações serão postadas na página da SCII e também podem ser obtidas com a técnica Neida Miollo, da Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais da Udesc Esag, pelo telefone (48) 3321-8227 e pelo e-mail arii.esag@udesc.br.
Sobre o programa
O programa Inglês sem Fronteiras foi elaborado a partir da necessidade de se aprimorar a proficiência na língua inglesa dos acadêmicos brasileiros e assim proporcionar oportunidades de acesso a universidades de países anglófonos por meio do Ciência sem Fronteiras.
Para atender essa demanda, suas ações incluem a oferta de cursos a distância e cursos presenciais de inglês, em trabalho conjunto do MEC, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O diagnóstico que será feito em instituições como a Udesc ajudará os alunos a conhecerem seu nível de proficiência e o governo federal a levantar dados para subsidiar políticas públicas específicas.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143