Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Udesc e Uniplac promovem...

Udesc e Uniplac promovem simpósio internacional de ciência e saúde

A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove o 2º Simpósio Internacional de Ciência, Saúde e Território e o 2º Seminário Regional de Saúde Ambiental entre esta quarta, 6, e sexta-feira, 8, em Lages. O simpósio tem o apoio também da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Cerca de 250 participantes se inscreveram para participar dos dois encontros, que terão a apresentação de 260 trabalhos da Udesc Lages, Uniplac, Instituto Federal Sul-rio-grandense (Ifsul) – Campus Pelotas e universidades federais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

“Tecnologias Sociais, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental” é o tema central do simpósio, que objetiva integrar a produção de conhecimentos tecnológicos regionais com os globais e possibilitar também a sua divulgação e implantação “para a melhoria da condição socioambiental”.

As mesas-redondas, palestras e trabalhos científicos que integram a programação dos encontros abordarão temas como desenvolvimento sustentável, vigilância ambiental em saúde, território e cidadania, gestão das águas e relação entre trabalho, saúde e ambiente.

Na abertura, às 20h, no Auditório da Uniplac, o professor Fernando Carneiro, do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), falará sobre os impactos do modelo de desenvolvimento brasileiro na saúde e no ambiente.

Um dos destaques será a palestra do professor Pascual Torregrosa, da Universidade de Valência, da Espanha, que discorrerá sobre a crise da agricultura mundial e as alternativas para solucioná-la.

A professora Maria Manuela Morais, da Universidade de Évora, de Portugal, participará da mesa-redonda sobre escassez de água e tecnologia de gestão para adaptação e mitigação.

Confira a programação do simpósio.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support