Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc e UFSC promovem...

Udesc e UFSC promovem Seminário Internacional Fazendo Gênero

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem de 16 a 20 de setembro, em Florianópolis, a 10ª edição do Seminário Internacional Fazendo Gênero, que terá como tema “Desafios Atuais dos Feminismos”.

O evento receberá cinco mil participantes vinculados a diferentes instituições nacionais e estrangeiras, além de várias gerações de pesquisadores. O objetivo do seminário é promover um espaço de discussões no campo dos estudos feministas e de gênero.

A programação contará com oficinas, minicursos, conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, lançamento de livros, exposição de pôsteres e mostra audiovisual e de fotografias. O encontro também terá várias reuniões de grupos, núcleos e redes de pesquisa nacionais e internacionais.

“Os cinco mil participantes poderão debater as principais questões dos feminismos atuais, que incluem temas como baixa participação das mulheres nas instâncias de poder político; as desigualdades de gênero no âmbito do trabalho e da distribuição de renda; as dificuldades enfrentadas nas lutas pelo direito ao aborto; violências domésticas e institucionais de gênero; a grave situação das mulheres, principalmente as de baixa renda, nos contextos pós-coloniais e transmodernos; iniquidades em saúde; as contramarchas nas lutas pelos direitos LGBT e contra os efeitos de subordinação das interseções de gênero, classe, gerações, raça, etnia e deficiência, entre outros”, salienta Gláucia de Oliveira Assis, uma das coordenadoras do evento.

A conferência de abertura será ministrada pela escritora Sara Beatriz Guardia, fundadora e diretora do Centro de Estudios La Mujer em la Historia de America Latina e professora da Universidade de San Martin de Porres, em Lima, no Peru. Ela abordará o tema “Exclusion y Genero en los Procesos de Independencia de los Paises Latino-americanos”.

A escritora e ativista norte americana, Sarah Schulman, falará sobre o tema “Amigos Diante da Família, Sociedade Diante do Governo” na conferência de encerramento do evento. A conferencista é professora de Humanidades na City University of New York.

“Mais uma vez, o evento pretende trazer uma grande contribuição para os estudos feministas e de gênero, e para os movimentos sociais e políticos a eles relacionados”, ressalta a coordenadora.

O Fazendo Gênero 10 é promovido pelo Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Udesc, em parceria com o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e outros centros da UFSC.

Mais informações na página do evento.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: imprensa.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8512

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support