Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc e prefeitura de...

Udesc e prefeitura de Irineópolis formalizam acordo para atividades em ensino, pesquisa e extensão

Na tarde desta terça-feira, 11, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Prefeitura de Irineópolis formalizaram um convênio para ações básicas de cooperação técnico-científica nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O acordo terá duração de cinco anos a partir da sua publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

“Esse é um convênio geral, a partir do qual atividades culturais, científicas, pedagógicas, de formação e de capacitação podem ser trabalhadas. Que essa parceria seja próspera e boa para a universidade e o município”, disse o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, que se reuniu com o prefeito de Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira.

O encontro também teve as presenças do pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Mayco Nunes, do coordenador de Extensão, Alfredo Balduíno dos Santos, e da secretária de Educação de Irineópolis, Lillian Batschauer Ferreira.

As tratativas do acordo começaram depois de o Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Udesc, realizar a Operação Vanderlei Alves em fevereiro deste ano, em oito cidades catarinenses do Planalto Norte, sendo uma delas Irineópolis, e quatro paranaenses.

O município de quase 11 mil habitantes foi desmembrado de Porto União em 1962 e tem a agricultura como sua principal atividade econômica. O produto mais cultivado é o fumo, mas também há plantações de soja, milho, cebola, erva-mate e feijão.

Eduação a distância

Na reunião desta terça-feira, o prefeito e a secretária de Educação de Irineópolis perguntaram sobre a possibilidade de se implantar um polo de educação a distância no município. Hoje, os polos mais próximos da Udesc ficam em Caçador, a 94 quilômetros, e São Bento do Sul, a 167 quilômetros.
O reitor da universidade explicou que essas unidades funcionam com recursos da redeUniversidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e gestões locais, e sugeriu que a Prefeitura de Irineópolis se una com cidades da região. “Às vezes, ocorre de se juntarem vários municípios no mesmo projeto”, afirmou.
Sousa destacou que a Udesc, por meio do Centro de Educação a Distância (Cead), já oferece Pedagogia nessa modalidade e tem projetos para implantar mais três cursos: Administração Pública, que já está aprovado internamente na universidade, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Informática.

Os representantes de Irineópolis também sugeriram a realização de cursos de extensão nas áreas de gerenciamento de contas públicas e de captação de recursos.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143