Udesc é parceira em projeto de desenvolvimento institucional para organizações da sociedade civil
Um projeto promovido em parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) pretende contribuir para o desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam com jovens em Florianópolis, por meio da capacitação de seus gestores.
O lançamento do projeto ocorrerá nesta quinta-feira, 10, às 8h30min, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). A Udesc participa da iniciativa por meio do programa de extensão Esag Comunidade, coordenado pela professora Carolina Andion.
No encontro será divulgado o edital do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), que oferece gratuitamente um programa de formação, com cerca de cem horas e encontros quinzenais, a gestores de 15 OSCs que atuam na Capital.
O programa é voltado a OSCs que são membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Florianópolis. Serão contemplados dois gestores por organização, com bolsas no valor correspondente a R$ 5,3 mil cada, integralmente cobertas pelo projeto.
A formação visa proporcionar aos participantes mais conhecimento na condução de processos de desenvolvimento institucional nas organizações em que atuam, fortalecendo sua governança para sustentabilidade.
Palestra e inscrições
O lançamento do projeto nesta quinta-feira contará com uma palestra da editora-executiva da publicação Pais & Filhos, Ciça Lessa, sobre a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
O evento é aberto para representantes de OSCs que atuam com crianças e adolescentes, estudantes e investidores sociais interessados no tema. A presença deve ser confirmada pelo e-mail inscricao@icomfloripa.org.br.
Para se inscrever no edital, as organizações interessadas devem preencher o formulário on-line disponível no site do ICom até 31 de julho. As instituições selecionadas serão comunicadas por e-mail e a lista final será divulgada a partir de 11 de agosto.
O programa também envolve a formação de cinco acadêmicos da Udesc Esag, que apoiarão o acompanhamento das OSCs durante o processo, monitorados pelos professores.
Garantia de direitos
Segundo a professora Carolina, o acompanhamento individualizado das OSCs busca apoiar o gestor e sua organização na elaboração de seu PDI, com atenção à inovação e à qualidade de sua ação junto às crianças e adolescentes.
O projeto busca ainda aprimorar a comunicação das organizações participantes com a sociedade, por meio da inserção de suas informações no Portal da Transparência.
“O objetivo maior da iniciativa é fortalecer o sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente de Florianópolis”, afirma a professora.
O programa prevê ainda a realização de seminários temáticos para estimular o diálogo entre as OSCs participantes e demais atores que integram o sistema, visando fomentar sua articulação e seu intercâmbio.
O PDI conta com o apoio do Inter-American Foundation (IAF), do CMDCA de Florianópolis e recursos das empresas Cassol Centerlar, Instituto C&A, Santinvest e Tractebel Energia.
Mais informações podem ser obtidas no ICom, pelo telefone (48) 3222-5127, com Renata Pereira ou Regina May.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281