Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Udesc e ADR vão...

Udesc e ADR vão lançar livro com receitas típicas alemãs de Ibirama

Tradicional torta de queijinho será uma das receitas do livro – Foto Renata Vieira

Resgatar e preservar a cultura através da gastronomia, da língua, da arquitetura e do patrimônio natural da cidade. Este é o objetivo de um livro com receitas típicas trazidas pelos colonizadores alemães para Ibirama e que está sendo produzido pela Universidade do Estado de Santa Catarina, através do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi) e da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama. A obra, que contará um pouco da história de cada prato, de quem o produz e também mostrará os atrativos turísticos de todos os bairros de Ibirama, deve ser lançada nos próximos meses em dois idiomas.

A estudante de Engenharia Sanitária da Udesc, Diomar Caetano, que é apaixonada por gastronomia e também participa de um projeto de extensão da universidade para elaboração de pratos aproveitando quase 100% dos alimentos é uma das coordenadoras da iniciativa e destaca que o livro, além de contribuir com o resgate cultural, também deve fomentar o turismo. “Queremos mostrar tudo que o município possui e que as pessoas ainda não conhecem, isso envolvendo gastronomia, o idioma alemão e também o patrimônio natural e histórico como as casas em modelo enxaimel”, explica.

A gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da ADR de Ibirama, Edna Beltrame Gesser, explica que nesse processo a Regional vai ajudar na identificação das receitas típicas de cada comunidade e visitar as famílias para entrevistas e elaboração dos pratos. “Nossa intenção é percorrer todos os bairros porque cada localidade guarda um tesouro escondido e que merece ser divulgado e preservado. Além disso, queremos selecionar receitas que também poderão ser apreciadas pelos visitantes que vem a Ibirama.”

Delícias como a tradicional torta de queijinho e o Kochkäse, queijo branco cozido, “derretido” e que é que era esfarelado, salgado e fermentado para depois ser frito com manteiga pelos imigrantes alemães, devem estar presentes no livro e retratar a riqueza das tradições germânicas no Alto Vale.

Projeto foi apresentado nesta segunda ao prefeito de Ibirama

joomplu:26412

O projeto do livro foi apresentado nesta segunda-feira, 26, para o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, que elogiou a iniciativa da Udesc e da ADR e garantiu o apoio da prefeitura para a elaboração do livro. “Esse livro de receitas é extremamente interessante porque vamos trabalhar preservando a nossa história com a divulgação do patrimônio natural, casas enxaimel e gastronomia e também com isso estamos trabalhando o turismo, despertando o interesse das pessoas para conhecerem a nossa cidade, então só temos a agradecer.”

Mais informações para a imprensa:

Helena Marquardt

Assessoria de Comunicação ADR Ibirama

Fone: (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350

Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama

Facebook:www.facebook.com/regional.ibirama

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support