Udesc divulga nota sobre contingenciamento de recursos federais no ensino a distância
O governo federal anunciou recentemente um contingenciamento de recursos que impactou várias áreas da educação. A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), assim como as demais instituições públicas de ensino superior que fazem parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), recebe atualmente recursos federais para financiar parte do curso de Pedagogia na modalidade a distância nas despesas de custeio e pagamento de bolsistas.
A Udesc aprovou nos conselhos superiores, desde que financiados pela UAB, quatro novos cursos na modalidade a distância: as graduações de Licenciatura em Informática, Licenciatura em Ciências Biológicas e Administração Pública e a pós-graduação de Gestão Pública Municipal.
Todos os cursos foram submetidos ao Edital nº 75/2014, que foi suspenso pelo Ministério da Educação (MEC) e aguarda novo cronograma. Três novos polos, que estão no mesmo edital, precisam ainda aguardar o processo de avaliação presencial.
Com o contingenciamento de recursos do governo federal, a Udesc informa:
- Os alunos do curso de Pedagogia na modalidade a distância que estudam atualmente nos 28 polos não serão prejudicados, pois a Udesc buscará novas formas de financiamento ou utilizará recursos próprios para manter as atividades e garantir a qualidade em todas as suas atividades;
- A Udesc esclarece ainda que os bolsistas UAB do curso de Pedagogia na modalidade a distância foram selecionados pela instituição, mas têm vínculo somente com o MEC. Sendo assim, a Udesc vai procurar manter, na medida do possível, a maioria dos bolsistas em atividade;
- Novas turmas do curso de Pedagogia na modalidade a distância estão suspensas para este ano. Em 2016, a oferta de novas vagas vem sendo avaliada por gestores da universidade, que estão em busca de um novo modelo de financiamento;
- A implantação de novos polos e dos cursos já aprovados pela Udesc para início em 2016 dependem ainda da liberação do MEC e a universidade está buscando apoio de gestores municipais e estaduais para dar continuidade ao projeto de formação superior no Estado, assim como um novo modelo de financiamento.
Por fim, a Udesc lamenta o corte de recursos do governo federal, pois o fato ocorreu de forma inesperada e em uma área estratégica, que é a formação de professores, o que vai contra as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
A universidade informa que organizará um seminário no fim de outubro que discutirá novas formas de financiamento do ensino a distância para cursos da instituição.
Reitoria da Udesc
Direção do Centro de Educação a Distância (Cead), da Udesc
Coordenação UAB/Udesc