Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc desenvolve pesquisa sobre...

Udesc desenvolve pesquisa sobre engajamento cívico em parceria com universidades da Itália e Canadá

 Foto: Divulgação/ Udesc

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), associou-se a colegas da universidade italiana de Bologna e das canadenses de Concordia (Montréal) e York (Toronto) para um estudo sobre a formação da consciência cívica. Um dos objetivos é desenvolver ferramentas tecnológicas para promover o engajamento dos cidadãos em questões sociais.

O projeto de pesquisa WeTell Hub – Storytelling and Civic Awareness in the Post-digital Age (narrativa e consciência cívica na era pós-digital) será desenvolvido pelos três países – Brasil, Itália e Canadá. Os pesquisadores unirão esforços para entender como se dá a construção e desconstrução da consciência cívica e propor novas narrativas.

As primeiras reuniões presenciais entre os pesquisadores estão previstas para os dias 8 e 12 de abril, em Bologna (Itália), sob a coordenação professora Elena Lamberti. A doutoranda em Administração Gisiela Klein representará a equipe do Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGES), coordenado pelo professor Carlos Roberto De Rolt. Outros dois professores da Udesc Esag, Clerilei Aparecida Bier e Mário Barreto Moraes, também integram o projeto.

Fenômeno mundial

“Nosso objetivo é fazer uma ponte entre as áreas sociais e humanísticas e as tecnológicas”, explica o professor De Rolt. “Nossa expertise em gestão pública e empresarial nos credenciou para entrar neste grupo de pesquisa, que pretende estudar um fenômeno que não é somente brasileiro: a apatia da sociedade frente aos problemas sociais e políticos”.

Para a professora Clerilei Bier, a indiferença da sociedade frente às questões políticas e sociais é crônica em todos os países. “Observamos que há uma desconstrução da consciência cívica individual e coletiva. É responsabilidade da universidade entender esse fenômeno e propor novas formas de linguagem e de interação entre o Estado e a sociedade”, afirma.

A doutoranda Gisiela Klein destaca o valor da cooperação entre universidades de três países. “Teremos o apoio de um grupo canadense com tradição em estudos de gestão da comunicação entre organização e sociedade e de pesquisadores italianos que nos ajudarão a entender a evolução do populismo e da construção e desconstrução de discursos”.

ParticipACT

O tema participação social tem sido objeto de várias pesquisas na Udesc Esag. No LabGES, o projeto ParticipACT Brasil tem se preocupado em engajar os cidadãos para compartilhar e resolver problemas urbanos. Uma das ferramentas desenvolvidas foi um aplicativo mobile que está sendo integrado às ouvidorias públicas, por meio do sistema e-Ouv.

Outro projeto, ainda em fase de estudos, é um laboratório virtual (Living Lab Virtual), no qual a sociedade terá acesso a bancos de dados públicos e ferramentas de cruzamento e visualização. A ideia é que com esse ferramental, o cidadão tenha condições de analisar a efetividade de políticas públicas, propor melhorias e pensar em soluções inovadoras.

Mais informações podem ser obtidas com o Laboratório de Tecnologias de Gestão (LagGES).

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support