Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc debate formação do...

Udesc debate formação do professor e mudanças na contemporaneidade na próxima semana

A formação do professor e as mudanças na contemporaneidade são os temas que o grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), debaterá nesta terça, 1º/10, e quarta-feira, 2/10, durante o 9º Encontro de Pesquisa, que será realizado  no Auditório do Bloco Amarelo do Centro de Artes (Ceart), no Campus I, Bairro Itacorubi, em Florianópolis. 

O grupo recebe até esta segunda-feira, 30/09, artigos sobre estudos teóricos e pesquisas de autores brasileiros e estrangeiros sobre arte, educação e inclusão, que poderão ser apresentados na sessão de comunicações do encontro.  Os trabalhos aprovados serão publicados na sétima edição da revista Educação, Arte e Inclusão, da Udesc Cead. 
           
O grupo de pesquisa desenvolve projetos na área do ensino de arte, formação de professores, educação a distância, inclusão em diferentes linguagens voltadas para os contextos educativos, sobre alunos com deficiência em escolas regulares, museus e organizações não governamentais (ONGs) no Brasil, Espanha e países da América Latina.

Programação
Na abertura, às 9h, haverá mesa-redonda sobre formação docente e políticas públicas. Participarão as professores Olinda Evangelista, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Gerda Margit Schutz Foerste, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Em seguida, a programação prevê apresentação sobre diretrizes curriculares na educação infantil e os desafios da prática educativa, que terá como palestrantes a professora Julice Dias e os professores Adilson de Ângelo e Lourival José Martins Filho, pesquisadores da Udesc.

O 9º Encontro de Pesquisa terá ainda três mesas-redondas que abordarão a questão da interferência das tecnologias nos mais variados contextos e desdobramentos no processo de ensino-aprendizagem. Uma delas terá como tema as tecnologias assistivas em diferentes contextos com a participação das professoras Geisa Bock, da Udesc, e Cláudia Gunzburger Simas, do Hospital Sarah Kubitschek, de Brasília.

Outro tema a ser debatido será a curadoria pedagógica no ensino de artes, com as presenças da professora Alena Marmo, da Universidade de Joinville (Univille) e da Universidade de São Paulo (USP), e Valquíria Prates, do Quadrado Projetos Culturais.

Outra mesa-redonda terá como foco “Professores e tecnologias: o caso do laptop na escola”. O projeto “Laptop na escola: um estudo da produção de imagem como estratégia de aprendizagem” é coordenado pela professora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, da Udesc, e abrange os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Um dos objetivos é investigar a produção de imagem no computador por alunos participantes do programa Um Computador Por Aluno (Prouca), do Ministério da Educação (MEC).

Esse debate terá a participação da professora Alexandra Rita Flores do Centro Especializado em Informática Educacional (Cepic) do Rio Grande do Sul e que auxiliou na formação de professores de Novo Hamburgo; e da doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Udesc, Adriane Cristine Kirst. Mais informações pelo telefone (48) 3321-8433.

{article Valmor Pizzetti – Udesc}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support