Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc debate formação do...

Udesc debate formação do professor e mudanças na contemporaneidade na próxima semana

A formação do professor e as mudanças na contemporaneidade são os temas que o grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), debaterá nesta terça, 1º/10, e quarta-feira, 2/10, durante o 9º Encontro de Pesquisa, que será realizado  no Auditório do Bloco Amarelo do Centro de Artes (Ceart), no Campus I, Bairro Itacorubi, em Florianópolis. 

O grupo recebe até esta segunda-feira, 30/09, artigos sobre estudos teóricos e pesquisas de autores brasileiros e estrangeiros sobre arte, educação e inclusão, que poderão ser apresentados na sessão de comunicações do encontro.  Os trabalhos aprovados serão publicados na sétima edição da revista Educação, Arte e Inclusão, da Udesc Cead. 
           
O grupo de pesquisa desenvolve projetos na área do ensino de arte, formação de professores, educação a distância, inclusão em diferentes linguagens voltadas para os contextos educativos, sobre alunos com deficiência em escolas regulares, museus e organizações não governamentais (ONGs) no Brasil, Espanha e países da América Latina.

Programação
Na abertura, às 9h, haverá mesa-redonda sobre formação docente e políticas públicas. Participarão as professores Olinda Evangelista, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Gerda Margit Schutz Foerste, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Em seguida, a programação prevê apresentação sobre diretrizes curriculares na educação infantil e os desafios da prática educativa, que terá como palestrantes a professora Julice Dias e os professores Adilson de Ângelo e Lourival José Martins Filho, pesquisadores da Udesc.

O 9º Encontro de Pesquisa terá ainda três mesas-redondas que abordarão a questão da interferência das tecnologias nos mais variados contextos e desdobramentos no processo de ensino-aprendizagem. Uma delas terá como tema as tecnologias assistivas em diferentes contextos com a participação das professoras Geisa Bock, da Udesc, e Cláudia Gunzburger Simas, do Hospital Sarah Kubitschek, de Brasília.

Outro tema a ser debatido será a curadoria pedagógica no ensino de artes, com as presenças da professora Alena Marmo, da Universidade de Joinville (Univille) e da Universidade de São Paulo (USP), e Valquíria Prates, do Quadrado Projetos Culturais.

Outra mesa-redonda terá como foco “Professores e tecnologias: o caso do laptop na escola”. O projeto “Laptop na escola: um estudo da produção de imagem como estratégia de aprendizagem” é coordenado pela professora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, da Udesc, e abrange os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Um dos objetivos é investigar a produção de imagem no computador por alunos participantes do programa Um Computador Por Aluno (Prouca), do Ministério da Educação (MEC).

Esse debate terá a participação da professora Alexandra Rita Flores do Centro Especializado em Informática Educacional (Cepic) do Rio Grande do Sul e que auxiliou na formação de professores de Novo Hamburgo; e da doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Udesc, Adriane Cristine Kirst. Mais informações pelo telefone (48) 3321-8433.

{article Valmor Pizzetti – Udesc}{text}{/article}