Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Udesc de Ibirama promove...

Udesc de Ibirama promove I Fórum Regional de Gestão em Saneamento Ambiental

Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama

Em parceria com a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e Ministério Público de Santa Catarina, o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoveu nesta quarta-feira, dia 10, o I Fórum Regional de Gestão em Saneamento Ambiental. O evento realizado em Ibirama reuniu técnicos, gestores municipais e estudantes.

O professor Willian Goetten, destaca que o evento tem como tema central a revisão dos planos municipais de saneamento básico. “O prazo final para a revisão desses planos é dezembro de 2017, mas já estamos no ultimo ano e muitos municípios nem iniciaram o processo, por isso estamos oportunizando esse fórum para que todos tenham acesso ao conhecimento e espaços de discussão e juntos possamos fazer a revisão desses documentos que são tão importantes para o desenvolvimento do saneamento básico”, esclareceu.

O engenheiro sanitarista e ambiental da Amavi, Gabriel Soldatelli Murara, explica que é preciso discutir de quer forma as metas estabelecidas para os próximos 20 anos no setor de saneamento serão executadas. “Isso abrangendo o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, destinação dos resíduos sólidos e drenagem urbana”, completou.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Rosdalva Iumara Schroder, a gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas, Edna Beltrame Gesser, e o secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Regional, Leonir Lunelli, também participaram do evento.

Penalidade para os municípios que não se adequarem

Ao todo foram sete palestras sobre o tema, inclusive com representantes do Ministério Público, que falaram sobre a legislação. O promotor de justiça da área ambiental, Ernani Dutra, afirma que apesar de toda informação sobre o assunto, muitos municípios ainda estão com dificuldade para se adequarem. “Muitos não estão tocando em frente esse tema que não é simplesmente saneamento, pois também reflete na educação, saúde pública e no meio ambiente, por exemplo.”

Dutra ressaltou ainda que as cidades que não apresentarem a revisão dos planos de saneamento podem ser impedidas de receber recursos federais nessa área e estão sujeitas a outras sanções. “A nível federal existe essa proibição de repasses para obras de infraestrutura ambiental se elas não tiverem o Plano Municipal de Saneamento. Temos buscado a conscientização de todos, dos prefeitos principalmente, mas infelizmente em muitos casos são realizados Termos de Ajustamento de Conduta ou Ações Civis Públicas para obrigar os municípios a tomarem as medidas necessárias.”

Informações para a imprensa:

Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support