Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc comemora 50 anos...

Udesc comemora 50 anos com apresentações e homenagens a reitores e personalidades

Cerca de 700 pessoas prestigiaram a cerimônia dos 50 anos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na noite desta quarta-feira, 20, data de aniversário da instituição, no Teatro Ademir Rosa, do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O evento teve a presença de alunos, professores e técnicos da Udesc, familiares, gestores públicos, dirigentes universitários e representantes de entidades da sociedade civil.

Foto: Jeferson Baldo / GVG

>>> Imagens para download na galeria

No palco, estiveram reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa; vice-reitor, Marcus Tomasi; professor Celestino Sachet, reitor entre 1968 e 1974; vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira; secretário estadual da Educação, Eduardo Deschamps; e deputado estadual Darci de Matos, que representou a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). 

Durante duas horas, a solenidade prestou homenagens aos reitores que comandaram a Udesc nesse meio século de história e a personalidades, com a entrega da Medalha Governador Celso Ramos, e também homenageou o ex-governador Luiz Henrique da Silveira, que foi professor da universidade nos anos de 1960 e 1970 e morreu na semana passada, em 10 de maio.

O público assistiu a apresentações da Orquestra Acadêmica da Udesc e do Coral da Udesc, respectivamente sob regências dos maestros João Eduardo Titton e Sérgio Figueiredo, professores do Centro de Artes (Ceart). Outras peças musicais foram executadas pelas professoras Alicia Cupani (soprano) e Bernardete Castelan Póvoas (piano), que também se apresentou com o professor Luís Cláudio Barros (piano).

A cerimônia teve ainda o lançamento oficial da “Revista Udesc 50 anos: a trajetória da Universidade dos Catarinenses”, a exibição do documentário do cinquentenário da universidade, produzido pela TVAL, da Assembleia Legislativa, e a entrega de kits com sacola ecológica, revista, pen drive em formato de cartão e CD da Orquestra Acadêmica.

programação especial dos 50 anos prosseguirá neste sábado, 23, com uma volta ciclística em Lages, promovida pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), e na próxima quarta-feira, 27, com uma sessão solene na Alesc.

Universidade acolhedora e dinâmica

Nas festividades do CIC, o reitor Antonio Heronaldo de Sousa saudou o público e, no discurso, destacou a cultura de acolhimento que a Udesc criou nesses 50 anos de história, recebendo catarinenses de todas as regiões e cidadãos de outros estados com braços abertos e contribuindo para o desenvolvimento de SC e do Brasil.


Foto: Jeferson Baldo / GVG

“Dos primeiros acolhidos aos últimos formados, são milhares de professores, engenheiros, administradores, enfermeiros, fisioterapeutas, agrônomos, médicos veterinários, profissionais de computação e informática, zootecnistas, arquitetos, economistas, dentre várias outras profissiões, todas de igual valor”, ressaltou Sousa.

“A Udesc é uma universidade que tem realizado muitas pesquisas para melhorar nossa produção agropecuária e industrial e a qualidade de vida”, afirmou, salientando o papel da instituição no desempenho social e econômico de SC, como as menores taxas de analfabetismo e um dos melhores índices de desenvolvimento da educação, além de ser o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação.

“Ao acolher as pessoas que em Santa Catarina vivem ou passam a viver, a Udesc valoriza o território, a cultura e a natureza catarinenses. A Udesc também valoriza o trabalho dessa gente empreendedora, que investe seu suor para que, há 50 anos, nosso Estado possa oferecer formação superior, pública, gratuita e de qualidade”, finalizou.

O vice-reitor Marcus Tomasi agradeceu a comissão dos 50 anos e os centros de ensino pela organização das atividades do cinquentenário e falou da importância do passo a passo na construção da universidade. “Cada um de nós, do seu jeito, contribuiu de maneira especial para a Udesc.”

Ao lançar a revista dos 50 anos, que traz matérias e artigos sobre a Udesc, Tomasi reforçou o valor da publicação para a memória da instituição: “A história da nossa universidade está aí”.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira também destacou os índices socioeconômicos catarinenses. “A Udesc contribui, de forma definitiva, para que Santa Catarina seja o melhor Estado do Brasil”, disse.

“Na semana que vem, o governo estará em Paris para receber o certificado internacional de isenção da peste suína clássica no Estado. Os médicos veterinários formados pela Udesc permitiram mais essa conquista”, afirmou, além de relacionar a formação de jovens pela universidade à geração de empregos em SC, líder nacional nesse quesito.

Homenageados

A solenidade desta quarta-feira entregou a Medalha Governador Celso Ramos para reitores da Udesc e para familiares e amigos de reitores pelas suas atuações à frente da universidade. 

Foram homenageados os professores Elpídio Barbosa; Orlando Ferreira de Mello; Celestino Sachet; Arnoldo Cuneo; Antonio Grillo; João Nicolau Carvalho; Lauro Zimmer; Rogério Braz da Silva; José Carlos Cechinel; Antônio Diomário de Queiroz; Anselmo Moraes; Sebastião Melo; e Antonio Heronaldo de Sousa.

Em nome de todos os reitores, o professor Sachet fez o discurso, lembrando fatos da sua gestão e dos objetivos da Udesc: educação e desenvolvimento. Também vislumbrou como estará a universidade no centenário, totalmente modificada pelos avanços do conhecimento, como a inteligência artificial.

A medalha também foi entregue a Carlos Henrique Ramos Fonseca, neto do governador Celso Ramos, em cujo governo a Udesc foi criada; ao ex-govenador Casildo Maldaner, em cujo governo a universidade obteve sua autonomia plena; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sérgio Gargioni, pelo projeto PAP Externo, inédito no Brasil; e ao vice-governador Pinho Moreira, pelo apoio do governo estadual.

O ex-governador Luiz Henrique da Silveira, que também ganharia a medalha, recebeu homenagem póstuma. O público assistiu a trechos de uma entrevista concedida por ele em março deste ano aos servidores Sergio Sestrem e Jonas Pôrto, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

No vídeo, Luiz Henrique falou do orgulho de ter trabalhado na Udesc, da satisfação de ver o sucesso profissional de ex-alunos e da contribuição da universidade para a aceleração do desenvolvimento de Joinville a partir dos anos 70.

Música de qualidade

A Orquestra e o Coral da Udesc executaram os hinos nacional e estadual na cerimônia. Além disso, a orquestra apresentou a música “Carinhoso”, de Pixinguinha, e o coral cantou a música “Certos Amigos”, de Daniel Lucena, da banda catarinense Expresso Rural.

A professora Bernardete Castelan Póvoas executou a peça “Frevo”, de Ronaldo Miranda, em um piano a quatro mãos com o professor Luís Cláudio Barros, assim como as peças “Melodia Sentimental” e “Bachianas nº 5”, de Heitor Villa-Lobos, com a professora e soprano Alicia Cupani.

Todas as apresentações foram bastante aplaudidas e mostraram ao público a importância da universidade na formação de músicos para a sociedade.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143   

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support