Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Udesc chega ao número...

Udesc chega ao número de 91 pesquisadores com bolsas de produtividade do CNPq

Udesc teve aumento de bolsistas de produtividade nos últimos anos. Foto: Jonas Pôrto/Udesc

Foto: Jonas Pôrto/Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) chegou ao total de 91 pesquisadores com bolsas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Integram a lista da universidade 81 pesquisadores com bolsas de produtividade em Pesquisa (PQ) e 10 pesquisadores com bolsas de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). Confira a lista completa no site da Coordenadoria de Pesquisa (CPE).

Nos últimos anos, a Udesc passou de 72 bolsistas de produtividade, em 2022, para 85, em 2023, chegando agora à marca de 91. Entre os Centros da universidade, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) é o que possui o maior número de pesquisadores bolsistas: 24 PQ e 2 DT; seguido do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) com 18 PQ e 6 DT.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Letícia Sequinatto Rossi, explica que “as bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq são um importante instrumento de apoio à pesquisa no Brasil, concedidas a pesquisadores que se destacam em suas áreas de atuação, reconhecendo e incentivando sua produção científica, tecnológica e de inovação”. Ela destaca ainda que o crescimento do número de bolsistas produtividade na Udesc é reflexo do corpo docente altamente qualificado e do investimento da universidade em pesquisa.

As bolsas de produtividade em pesquisa

As bolsas de produtividade em pesquisa são concedidas mediante avaliação do mérito acadêmico e científico dos candidatos, realizada por comitês de especialistas designados pelo CNPq. Os pesquisadores contemplados com bolsas de produtividade recebem um auxílio financeiro mensal e, em alguns casos, recursos adicionais para o desenvolvimento de suas pesquisas.

É importante ressaltar que as bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq têm um papel fundamental no fomento à pesquisa científica e tecnológica no Brasil, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento do país.

As bolsas PQ têm como objetivos: valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque nas suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; e selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

Já as bolsas DT visam: valorizar pesquisadores que possuam clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação cientifica dos resultados de seus trabalhos; e que atuem em áreas temáticas de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora coerentes com sua produção.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support