Udesc chega ao número de 91 pesquisadores com bolsas de produtividade do CNPq
Foto: Jonas Pôrto/Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) chegou ao total de 91 pesquisadores com bolsas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Integram a lista da universidade 81 pesquisadores com bolsas de produtividade em Pesquisa (PQ) e 10 pesquisadores com bolsas de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). Confira a lista completa no site da Coordenadoria de Pesquisa (CPE).
Nos últimos anos, a Udesc passou de 72 bolsistas de produtividade, em 2022, para 85, em 2023, chegando agora à marca de 91. Entre os Centros da universidade, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) é o que possui o maior número de pesquisadores bolsistas: 24 PQ e 2 DT; seguido do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) com 18 PQ e 6 DT.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Letícia Sequinatto Rossi, explica que “as bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq são um importante instrumento de apoio à pesquisa no Brasil, concedidas a pesquisadores que se destacam em suas áreas de atuação, reconhecendo e incentivando sua produção científica, tecnológica e de inovação”. Ela destaca ainda que o crescimento do número de bolsistas produtividade na Udesc é reflexo do corpo docente altamente qualificado e do investimento da universidade em pesquisa.
As bolsas de produtividade em pesquisa
As bolsas de produtividade em pesquisa são concedidas mediante avaliação do mérito acadêmico e científico dos candidatos, realizada por comitês de especialistas designados pelo CNPq. Os pesquisadores contemplados com bolsas de produtividade recebem um auxílio financeiro mensal e, em alguns casos, recursos adicionais para o desenvolvimento de suas pesquisas.
É importante ressaltar que as bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq têm um papel fundamental no fomento à pesquisa científica e tecnológica no Brasil, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento do país.
As bolsas PQ têm como objetivos: valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque nas suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; e selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.
Já as bolsas DT visam: valorizar pesquisadores que possuam clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação cientifica dos resultados de seus trabalhos; e que atuem em áreas temáticas de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora coerentes com sua produção.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009