Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Udesc certifica Bombeiros Voluntários...

Udesc certifica Bombeiros Voluntários de Joinville como entidade de promoção da paz

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sede da Embaixada dos Direitos Humanos ao Serviço da Humanidade, vinculada ao Observatório Internacional de Direitos Humanos (Oidh), reconheceu o trabalho realizado pela associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) com a entrega do título honorífico “Núcleo de Bombeiros de Promoção da Paz”. A atribuição do título ocorreu em julho, mas a entrega do mérito foi promovida nesta quarta-feira, 21, em cerimônia na corporação com a presença de autoridades locais.

A Oidh é uma entidade com base em Portugal, apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem a Udesc como embaixada desde o segundo semestre do ano passado, por meio do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais e Sociais (Gepes), que é vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), e coordenado pela professora Jurema Iara Reis Belli. 

“Todos queremos um mundo menos violento e mais solidário. Está na alma dos bombeiros fazer o bem”, discursou o vice-reitor da Udesc, Leandro Zvirtes, que fez a entrega da honraria. Zvirtes ressaltou ainda o valor do voluntariado e a da vocação para o bem como sendo as essências da atividade dos bombeiros.

O presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, afirmou que “o mérito do título é dos voluntários e da sociedade que ajuda a manter esta instituição”. Thomazi lembrou que 35 mil joinvilenses contribuem mensalmente com a entidade por meio da conta de energia elétrica.

Exemplo a ser seguido

O certificado integra os Bombeiros Voluntários de Joinville à rede mundial de corporações (é eleita apenas uma em cada país) consideradas exemplos para o bem e a segurança da humanidade. “A missão e total dedicação a torna numa referência de bem e exemplo a se seguir”, disse o presidente do Oidh, Luís Eduardo Afonso Andrade.

A distinção levou em consideração ainda que o CBVJ é a corporação do gênero mais antiga do País, fundada em 13 de julho de 1892. O mesmo título foi atribuído a outras duas organizações bombeiris da América Latina: a Associação dos Bombeiros Voluntários de La Boca, de Buenos Aires, Argentina (fundada em 1884), e a Companhia Italiana de Bombeiros Voluntários Roma N⁰ 2, em Lima, Peru (criada em 1866).

Presenças

A entrega do título honorífico teve a presença de mais dois representantes da Embaixada dos Direitos Humanos ao Serviço da Humanidade do Oidh para o Brasil e a América Latina: o diretor-geral da Udesc Joinville, José Fernando Fragalli, e a diretora de Extensão, Cinara Menegazzo.

O evento também foi prestigiado pelo prefeito de Joinville, Udo Döhler, pelo vice-presidente do CBVJ, Ivan Hudler, e pelos demais vice-presidentes: José Carlos Meinert, Marcos Luiz Krelling, Adelir Hercilio Alves, Dolores Carolina Tomaselli, Francisco Maurício Jáuregui, Georg Wigand Schmidt, Mário Zendron e Oscar Ricardo Hromatka. Também participou o ex-presidente Felinto Koerber (Gestão 1998-2002).

O comandante Jaekel Souza e o subcomandante voluntário, Jackson Seidel, representaram os bombeiros voluntários, enquanto o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, Volnei Francisco da Silva, representou o governador de SC, Eduardo Pinho Moreira. Estave presente ainda o superintendente do Aeroporto de Joinville, Rones Rubens Heidemann.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010