Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Udesc celebra Mês da...

Udesc celebra Mês da Consciência Negra com exibição de documentários nesta terça

 

Visando refletir sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá a mostra de dois curtas-metragens nesta terça-feira, 25, a partir das 14h, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.

O evento gratuito e aberto ao público terá apoio do Cineclube Presença e do programa de extensão Formação, Arte e Inclusão, uma parceria entre o Centro de Artes (Ceart) e o Centro de Educação a Distância (Cead).

Após a exibição, será realizado um debate, que contará com a participação da diretora Célia Antonacci, do filme “Victor Ehikhamenor”, do acadêmico cabo-verdiano Jefferson Ronnie Lopes Jesus da Graça, do curso de Música da Udesc Ceart, e de representantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, a Udesc é pioneira no estudo e no envolvimento com a temática afro-brasileira. Ele destaca que a iniciativa de promover a mostra busca contribuir para o reconhecimento da importância da cultura africana e afro-descendente no Brasil.

O coordenador de Cultura da Udesc, Ivan Tonon, diz que o primeiro filme, “Victor Ehekhamenor”, aborda a trajetória e as atividades do artista, pintor, escritor e poeta nigeriano, enquanto o segundo, “Caixa D’Água, Qui-Lombo é Esse?”, de Everlani Morais, fala sobre a vida de uma comunidade quilombola de Aracaju. “O foco do segundo documentário está na preservação da oralidade das pessoas entrevistadas e na valorização da cultura negra sergipana”, ressalta Tonon.

Data comemorativa

A comemoração de 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo.

Instituída oficialmente pela Lei Federal nº 12.519/2011, a data homenageia Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil que foi morto em uma emboscada, em 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas.

Além disso, ela se dedica à reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira e sobre as consequências do racismo para a vida das pessoas e para o desenvolvimento do País.

A cada ano, as atividades alusivas a essa data são expandidas ao longo do mês, ampliando os espaços de discussão sobre as questões raciais.

Serviço:

O QUÊ: Mostra de curta-metragens e debate em comemoração ao Mês da Consciência Negra.
QUANDO: Terça-feira, 25, às 14h.
ONDE: Plenario da Reitoria, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143