Udesc Cefid realiza evento em Florianópolis sobre o Dia Mundial da Prematuridade
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará um evento para marcar o Dia Mundial da Prematuridade, que é comemorado em 17 de novembro.
A programação ocorre no dia 22, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, e está sendo organizada pelo programa de extensão “EstimulAção: a criança em foco“, vinculado ao Laboratório de Desenvolvimento e Controle Postural (Ladescop).
O evento promoverá três oficinas gratuitas de manhã: de shantala (massagem para bebês), às 8h30, no Ginásio 1; e de dança entre mãe e bebê e de musicoterapia, às 10h30, respectivamente no Ginásio 1 e na Sala de Artes Marciais.
A oficina de Shantala já preencheu todas as vagas, mas faz lista de espera, enquanto as outras duas atividades ainda têm vagas.
Durante a tarde, a programação será no auditório e começará às 14h, com a abertura e a mesa-redonda “Acesso ao cuidado de qualidade do prematuro”, com três profissionais: a pediatra Patrícia Novak, da Maternidade Carmela Dutra; a fisioterapeuta Fernanda Bernardi, da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc); e a fisioterapeuta Karina Wengerkievicz, da Gerência de Atenção Primária à Saúde de Florianópolis.
Na sequência, haverá vivência materna, às 15h30, e apresentação sobre psicologia e os desafios da prematuridade, às 16h.
A doutoranda em Fisioterapia, Sheila Cristina Pinheiro, fala da data e a sensibilização dos profissionais sobre a prematuridade:
SONORA