Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc assina na próxima...

Udesc assina na próxima quinta ordem de serviço para escola estadual e ginásio do Novo Cefid

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) assinará na próxima quinta-feira, 2, às 10h, a ordem de serviço para construção das novas instalações da Escola de Educação Básica Dayse Werner Salles e de um ginásio poliesportivo que fará parte do Novo Cefid, futura sede do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Capoeiras, em Florianópolis.

A cerimônia de assinatura ocorrerá no terreno da escola e do Novo Cefid, na Rua São Cristóvão, com participação do reitor da universidade, Dilmar Baretta, da diretora-geral da Udesc Cefid, Suzana Matheus Pereira, de servidores e acadêmicos do centro de ensino, além de representantes da Comissão de Reconstrução da Escola Dayse Werner Salles (Cared) e da comunidade.

“É com muito orgulho que daremos mais um passo importante nessa parceria entre a Udesc e o Governo do Estado para a reconstrução da Escola Dayse Werner Salles e a implantação do Novo Cefid. É a educação unida desde o ensino fundamental até o ensino superior em prol da sociedade e das novas gerações”, destaca o reitor. 

O contrato foi firmado com a empresa PNA Construções e Incorporações, que também executa a obra de restauração do muro de arrimo situado no mesmo terreno.

A nova escola e o ginásio serão construídos em um terreno com cerca de 30 mil metros quadrados no Bairro Capoeiras, transferido à universidade pelo Governo de SC em 2017 para ter as novas instalações da Udesc Cefid e da escola estadual.

Novas instalações

As novas instalações da EEB Dayse Werner Salles terão uma área construída superior a 5 mil metros quadrados. O custo estimado é de R$ 14.836.897,32, com recursos próprios da Udesc. O prazo para execução é de até 18 meses.

Os projetos arquitetônico e executivo da escola estadual foram finalizados em 2020, com a obtenção de todos os alvarás necessários: arquitetônico (aprovado pela prefeitura), hidrossanitário (pela Vigilância Sanitária) e preventivo (pelo Corpo de Bombeiros).

Desde o ano passado, a Udesc realiza outras intervenções no terreno para garantir a segurança e a manutenção do local até a conclusão das obras. Dentre elas, o restauro do muro de arrimo, a um custo superior a R$ 1,3 milhão.

Tanto a obra do muro quanto a assinatura da ordem de serviço demandaram prazo além do planejado devido à necessidade de retirada de um conjunto de árvores presente no terreno, que exigiu ações de remoção e futuro reflorestamento do local, conforme exigido pela legislação.

A EEB Dayse Werner Salles está fechada desde 2014. A antiga estrutura foi interditada pela Defesa Civil em 2015 e demolida em 2018, já como parte do projeto de revitalização feito pela Udesc.

Novo Cefid

Já o projeto arquitetônico do Novo Cefid será feito por concurso público. Definida pelo Conselho de Centro e pela gestão da Udesc Cefid e endossada pela Reitoria da universidade, a decisão ocorreu devido à complexidade e relevância da obra. O edital do concurso está em elaboração.

Viabilizado com recursos próprios da Udesc, o complexo com a escola estadual e o Novo Cefid promoverá uma ampla revitalização na região, com áreas para uso da comunidade e a oferta, pelo centro de ensino, de projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico aos professores da unidade de ensino básico.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site do Projeto Novo Cefid.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support